Com o avanço tecnológico, as profissões do segmento estão em alta. Muitas vagas de emprego ficam abertas por meses em razão da dificuldade de encontrar perfis compatíveis — já que a maioria procura profissionais experientes. A Catho diz que existem cerca de 20 mil vagas abertas na área de tecnologia da informação no Brasil.
É possível se destacar nesse cenário? Bruno Rey, cofundador da Hypesoft, consultoria especializada em indicar perfis para contratação, diz que algumas ações podem ajudar. “A área de TI é muito específica, então precisamos buscar perfis que contemplem o que o cliente solicita”, aponta.
Ele diz que, como há diversas linguagens de programação e ferramentas de criação, o perfil precisa estar quase 100% compatível com o escopo da vaga. “Em um primeiro momento, analisamos as hard skills [ou seja, a qualificação técnica do profissional], se o candidato tem experiência e se está em constante aprendizado sobre as novidades em ferramentas e linguagens.”
Rey reforça que é importante manter o portfólio atualizado, com os projetos que desenvolveu e está desenvolvendo. A dica dele é utilizar as redes voltadas para negócios como forma de reciclar as habilidades.
Além disso, é importante desenvolver as soft skills. “As empresas têm seu estilo de trabalho e suas características já definidos. Elas buscam profissionais interessados, comprometidos, com boa comunicação e que trabalhem bem em equipe. Esses quesitos são decisivos ao lado do currículo profissional”, completa.