Ouvindo...

Acessório criado por estudantes adiciona tato a próteses

Pacientes com substituição em membros superiores podem passar a ter sensibilidade próxima à natural

Acessório pode adicionar sensação tátil a próteses de membros superiores

Pacientes que tiveram membros superiores amputados e usam próteses podem obter uma sensação tátil bem próxima da natural graças a um acessório desenvolvido por estudantes dos cursos de engenharia de controle e automação e engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Segundos eles, o dispositivo pode ser facilmente adicionado às próteses.

A inspiração veio da pele artificial BioSkin. Os criadores contam que o objetivo era criar um equipamento capaz de estimular a sensação de tato em pessoas que utilizam próteses de braço e para aquelas com pouca ou nenhuma sensibilidade nos membros superiores.

O acessório é composto por três partes: uma luva com sensores, um microcontrolador e estimuladores táteis. Juntos, os componentes ajudam a emular a sensação de toque. Enquanto a luva usa sensores para medir a força da mão ao tocar ou pegar objetos, o microcontrolador avalia os sinais elétricos e os processa para que atuem nos estimuladores táteis.

Os estudantes contam que os estimuladores são posicionados de forma estratégica nos membros residuais. “Isso proporciona à prótese uma sensação parecida com a do tato natural, obtido pelas terminações nervosas do paciente”, explicam.

O acessório pode ser usado por fabricantes de próteses em produtos já existentes para oferecer dispositivos mais responsivos e com um sistema de sensibilidade mais eficiente. “Dessa forma, pretendemos oferecer mais qualidade de vida aos usuários de próteses de membros superiores”, dizem os criadores do acessório.