A Fundação Bill e Melinda Gates prometeu investir US$ 1,2 bilhão de dólares para ajudar a erradicar a poliomielite no mundo. O anúncio foi feito durante uma conferência internacional em Berlim neste domingo (16).
“A erradicação da poliomielite está ao nosso alcance, mas a doença continua sendo uma ameaça”, disse Bill Gates, co-presidente da fundação, que se apresentou por videoconferência na Cúpula Mundial da Saúde.
Os recursos serão destinados à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. A parceria público-privada tem como objetivo acabar com a doença, para a qual existe vacina, até 2026.
A poliomielite é altamente contagiosa: ela invade o sistema nervoso e pode causar paralisia permanente. É mais comum em crianças menores de cinco anos, mas qualquer pessoa que não for vacinada está suscetível à infecção.
Desde seu lançamento em 1988, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio ajudou a reduzir os casos em 99%. Com isso, evitou mais de 20 milhões de casos de paralisia em todo o mundo, de acordo com um comunicado da Fundação.