Ouvindo...

Amazon vai lançar satélites de projeto concorrente da Starlink em 2023

Primeiras unidades devem ser enviadas ao Espaço no primeiro trimestre

Projeto Kuiper, da Amazon, vai concorrer com a Starlink

Com alguns anos de atraso, parece que o Projeto Kuiper, da Amazon, vai finalmente lançar seus primeiros satélites de internet. Inicialmente, não foi informada uma data oficial, mas a ação deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023.

A empresa fez um acordo com a United Launch Alliance (ULA) para fazer o lançamento na estreia do foguete Vulcan. Além de dois satélites de teste do Projeto Kuiper, o Kuipersat-1 e o Kuipersat-2, A nave vai levar o módulo lunar Peregrine, da Astrobotic, ao Espaço. Os lançamentos devem ocorrer antes que a ULA envie a missão do Departamento de Defesa, programada para o fim de 2023. O objetivo é confirmar que o Vulcan é confiável.

Existe expectativa para o voo inaugural do Vulcan, que foi atrasado por imprevistos com o projeto e testes do motor BE-4, da Blue Origin. Segundo a ULA, o veículo deve estar finalizado e pronto para o lançamento já no próximo mês.

O contrato entre Amazon e ULA prevê 47 lançamentos do Projeto Kuiper, 38 deles com o foguete Vulcan. A iniciativa tem parceria, ainda, com a Arianespace e a Blue Origin: juntas, elas devem levar 3.236 satélites de internet da Amazon à órbita da Terra.

Anunciado em 2019 e autorizado para lançamento em 2020, o Projeto Kuiper vai concorrer com a Starlink (que já tem mais de 3 mil satélites dedicados ao serviço). Para isso, a Amazon vai criar uma constelação própria para fornecer conexão à internet de alta velocidade até a áreas remotas de todo o mundo. A internet Starlink opera em todos os continentes e está disponível no Brasil — além de usuários particulares, escolas da Amazônia já usam o serviço.