Ouvindo...

Meta aumenta oferta de anúncios no Instagram

Empresa busca se recuperar de redução em gastos de anunciantes com propaganda

Cada vez mais comerciais

Prepare-se: você vai passar a receber mais anúncios no Instagram. A Meta lançou mais dois novos espaços destinados exclusivamente a publicidade na plataforma: a página inicial do explore e os feeds das contas. A ação ocorre depois de mais um trimestre de redução de gastos de anunciantes com propaganda.

A principal mudança deve ocorrer em perfis pessoais. Assim, ao buscar por alguém na rede social e rolar a página de publicações, os usuários podem passar a ver a apresentação de propagandas — isso não ocorre atualmente na rede social.

Em 2021, o Instagram Reels começou a apresentar anúncios publicitários de 30 segundos. Apesar de os reels serem projetados para serem vistos mais de uma vez, colocar um anúncio ao fim deles pode fazer que os usuários simplesmente rolem o feed até o próximo conteúdo. Isso tira toda a eficácia da ideia de apresentá-lo no fim.

A empresa ainda analisa diferentes aspectos do projeto porque quer considerar a experiência ruim que o usuário possa vir a ter. A Meta diz que vai testar anúncios em “carrossel de imagens” nos reels do Facebook. O conteúdo será apresentado na horizontal e pode incluir entre dois e 10 anúncios gráficos mostrados na parte inferior da tela.

A expectativa é que os novos anúncios cheguem gradualmente às contas dos usuários. A novidade deve aumentar quantidade de reclamações dos usuários do Instagram — que tem sido alvo frequente de críticas de usuários em razão das alterações recentes feitas na plataforma.

A Meta já começou a testar a mudança: alguns usuários receberam uma atualização para isso e a plataforma espera obter o feedback da comunidade sobre a novidade. Há a chance de que essa atualização prejudique ainda mais a reputação do Instagram. A monetização dos serviços tem sido um dos principais interesses da Meta. Nesse sentido, mudança semelhantes podem ser aplicadas ao Facebook e ao WhatsApp.