Ouvindo...

Facebook vai permitir que usuário escolha que conteúdos quer ver mais

Opções de personalização vão ajudar a guiar o algoritmo da rede social

Usuário poderá informar ao algoritmo quais são suas preferências

O Facebook anunciou novas formas de personalização do feed. Segundo a empresa, o objetivo é permitir que o usuário selecione o que ele quer ver mais em posts de indivíduos ou grupos. Assim, ele vai poder guiar o algoritmo conforme suas preferências.

Se marcar “Mostrar mais” em uma publicação, o usuário vai elevar a pontuação dela e orientar o sistema a exibir mais conteúdos similares àquele. Se optar por “Mostrar menos”, a pontuação será reduzida e a linha do tempo deve passar a restringir publicações parecidas. Elas não devem parar de serem exibidas, mas espera-se que haja uma diminuição na frequência.

A plataforma avalia que, ao oferecer opções mais específicas de feedback, o sistema de inteligência artificial passa a ser mais eficaz para todos. O recurso estará presente em todas as publicações, mas pode surgir com destaque logo abaixo do post quando a rede social quiser saber se algo é relevante para o usuário.

Como personalizar o feed

Se uma publicação for do seu interesse e você quiser ver outras similares, clique nos três pontinhos no canto superior direito da publicação. Lá, é possível indicar se é adequada a suas preferências. O mesmo vale para posts que não despertam interesse. Nas próximas semanas, a opção estará disponível para os reels.

A plataforma deve apresentar, ainda, outras maneiras de personalizar o conteúdo recebido. Isso inclui atalhos para silenciar, deixar de seguir e reconectar pessoas, grupos, páginas e criadores. As novidades parecem inspiradas nas recomendações do YouTube e em mudanças recentes do Twitter. A orientação do algoritmo é fundamental para uma experiência mais agradável nas redes sociais.

Já estão em teste os posts com acesso antecipado para assinantes. Com ele, vai ser possível lançar produtos ou descontos em serviços para seguidores fiéis. Outra novidade a caminho é o login integrado do Facebook e do Instagram.