Em preparação para as Eleições 2022, que ocorrem neste domingo (2) em todo o Brasil, algumas atividades foram realizadas na capital paulista na manhã deste sábado (1º). Logo cedo, às 7h, parte das
Esses equipamentos agora permanecem nos pontos de votação até a abertura para a entrada de eleitores na manhã de domingo. Nesse período, eles são mantidos sob vigilância para garantir que estão seguros.
Outra ação realizada hoje foi a escolha das 33 urnas eletrônicas que participam do teste de integridade que vai ser realizado no mesmo horário da votação — seis delas farão parte do projeto-piloto com o uso de biometria. O teste de integridade compara os votos inseridos no equipamento com os apurados na contabilização.
Os dispositivos já foram retirados das seções eleitorais em que estavam e estão sendo levados ao Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, onde vai ocorrer o teste. O transporte dos equipamentos é providenciado pela Justiça Eleitoral (dois aviões foram fretados para isso) e tem a escolta da Polícia Militar. As urnas eletrônicas vão ficar reunidas no Centro Cultural São Paulo até o fim da votação no domingo e serão observadas por câmeras o tempo todo.
Entre as urnas selecionadas para o teste comum, não há unidades da cidade de São Paulo. Os dispositivos são de Paraguaçu Paulista, Maracaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Palestina, Olímpia, Novo Horizonte, Garça, Jaú, Ribeirão Preto, Franca, Ituverava, Ubatuba, Taubaté, Campos do Jordão, Atibaia, Louveira, Aguaí, Holambra, Tietê, Botucatu, Tatuí, Cananéia, Praia Grande, Peruíbe, Cubatão e Taboão da Serra. Já para o teste com o uso de biometria, as urnas vêm todas da 6ª zona eleitoral, que fica na Vila Mariana. São as seções: 425, 315, 447, 70, 59, 309.
Zerésima da totalização
Por fim, os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) imprimiram a zerésima na presença de jornalistas, observadores e demais interessados. Esse documento é emitido para garantir que não há votos já computados no sistema de totalização.
Em varredura realizada pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no TRE-SP, os especialistas encontraram um envelope colado embaixo de uma cadeira da Sala de Imprensa, instalada no saguão da unidade. Após análise detalhada, suspeitas foram descartadas. Esse procedimento ocorre em toda véspera de eleição.
O Estado de São Paulo tem mais de 34 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar. Isso representa pouco mais de 22% de todo o eleitorado nacional. Nos 645 municípios do Estado paulista, serão utilizadas 101.543 urnas eletrônicas distribuídas em 10.769 locais de votação. Cada equipamento corresponde a uma seção eleitoral.
A cidade de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 9.314.259 eleitores, que representam 26,8% do eleitorado do Estado. Só na capital paulista são 2.049 locais de votação e 26.356 seções eleitorais, cada uma com sua respectiva urna.
Orientações para a votação tranquila
Mudanças em locais de votação na cidade de São Paulo vão afetar 85 mil eleitores dos bairros de Rio Pequeno, Campo Limpo e Perdizes nestas Eleições 2022. O maior centro de votação da capital paulista foi fechado durante a pandemia: era o Centro Universitário Anhanguera, no Campo Limpo, que recebia 25 mil eleitores.
No Rio Pequeno, foram fechados 19 locais de votação, o que afeta 50 mil pessoas. Já em Perdizes foram desativados quatro locais de votação e 16 mil eleitores foram realocados. Essas alterações ocorreram em todo o país e as autoridades destacam que é importante que o eleitor confirme seu local de votação antes de sair de casa para não errar de unidade.
Para ter uma experiência tranquila na votação deste domingo, vale deixar tudo organizado. Três passos são importantes:
confirme o local de votação;
anote os números de candidatas e candidatos que quer eleger em um papel já na
ordem de votação (deputado federal, deputado estadual, senador, governador, presidente);leve um documento oficial com foto.
Na capital paulista, a votação ocorre no horário local das 8 às 17h. A frota de ônibus na cidade deve ser reforçada para facilitar o acesso dos cidadãos aos locais de votação. Segundo a SPTrans, a expectativa é que haja cerca de 2 mil veículos a mais em operação. A reportagem da Itatiaia vai acompanhar as movimentações e trazer tudo para você, leitor.