Levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que o TikTok é a rede social mais utilizada por crianças e adolescentes (de 9 a 17 anos) no Brasil. A plataforma está à frente de Instagram e Facebook. Em 2020, o TikTok superou o Facebook como app mais baixado do mundo e, em 2021, ao completar 5 anos, a plataforma atingiu 1 bilhão de usuários ativos mensais.
Participaram da pesquisa 2.651 crianças e adolescentes — com seus pais ou responsáveis — entre outubro de 2021 e março de 2022. Os principais resultados indicam que:
93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet;
entre eles, 78% acessam redes sociais, mas apenas 38% publicam texto, foto ou vídeo próprios;
WhatsApp e Instagram são as redes sociais com mais usuários;
TikTok é plataforma mais usada, apontada como a principal rede social por 34% dos usuários entre 9 e 17 anos.
É a primeira vez que o Cetic.br pergunta sobre o uso do TikTok entre crianças e adolescentes. Embora apareça na terceira colocação em quantidade de usuários, é o serviço efetivamente mais usado por esse público. O estudo demonstra que 2,1 milhões de crianças e adolescentes brasileiros moram em domicílios sem computador nem internet.
Além disso, o TikTok lidera entre crianças e adolescentes das classes AB, com 41%, e empata com o Instagram na classe C, com 34%. “As classes A e B aparecem em maior proporção em plataformas novas do que as classes C e DE”, analisa Luísa Adib, coordenadora da pesquisa.
Em geral, crianças e adolescentes compartilham mais texto, imagem ou vídeo de outros perfis (49%) do que material de autoria própria (38%). Mais de 80 dos usuários de internet entre 11 e 17 anos viram divulgações de produtos ou marcas na internet. O contato com publicidade aconteceu principalmente em sites de vídeos, como apontam 67% dos entrevistados.
Os principais divulgadores desses itens são influenciadores. É comum que eles ensinem a usar algo (62%), abram embalagens de produtos (61%) e mostrem artigos recebidos de alguma marca (54%).