Ouvindo...

Simulado alerta motoristas sobre imprudências em travessia de ferrovia

Exercício encenou acidente entre carro e trem em passagem em Betim

Simulação de acidente entre trem e carro em Betim, na Grande BH

Quem passou pela Avenida Governador Valadares, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (18), deparou-se com um carro destruído após ser atingido por um trem, duas mulheres feridas — uma delas grávida — e correria de equipes de resgate. Tudo, no entanto, fazia parte de um simulado de acidente ferroviário, promovido pela VLI em parceria com a prefeitura e órgãos públicos, para marcar o início da Semana Nacional de Trânsito.

O exercício encenou um acidente entre um carro e um trem em passagem. O objetivo foi testar a resposta rápida de equipes de resgate em situações de emergência, incluindo atendimento às vítimas.

Segundo a VLI, muitos desses acidentes são provocados por desatenção e imprudências. Somente até agosto deste ano foram registrados 30 mil casos de evasão de cancelas em passagens em nível na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse total, 26 mil ocorreram em Betim, onde foi realizado o simulado.

De acordo com Maurício Guadalupe, gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Minas Gerais registrou 23 ocorrências ferroviárias no ano passado. Neste ano, até agosto, foram 20 — uma redução de 13%.

Além disso, em 2025 já foram contabilizadas oito ocorrências de trânsito envolvendo trens da VLI na Grande BH: duas em Belo Horizonte, duas em Contagem, duas em Betim e duas em Pedro Leopoldo.

O secretário de Mobilidade Urbana de Betim, Vladimir Macedo, afirmou que a escolha da área central para a atividade tem relação direta com a concentração do transporte público e do comércio.

O diretor do Servuço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Betim, Nick Douglas dos Reis Souza, reforçou que as ocorrências envolvendo trens e veículos tendem a ser graves.

Ele também orientou sobre como agir em caso de se deparar com uma cena semelhante.

Conscientização

Durante a encenação, profissionais reforçaram a importância de cuidados básicos para evitar tragédias, como respeitar a sinalização, parar e observar antes de cruzar a linha férrea e nunca estacionar próximo aos trilhos.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.