Ouvindo...

Mineiros procurados pela Interpol são presos em Confins, após deportação dos EUA

Quatro foragidos da Justiça, incluindo dois mineiros, foram presos em Confins após serem deportados dos Estados Unidos; todos tinham mandado de prisão preventiva

Aeroporto Internacional de Confins

A Polícia Federal prendeu, na noite desta quarta-feira (17), quatro foragidos da Justiça procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Entre os presos, dois são mineiros. Segundo a PF, todos haviam sido deportados dos Estados Unidos e possuíam mandado de prisão preventiva em aberto.

Um grupo de 55 homens e três mulheres estava na aeronave que partiu do estado da Louisiana, na região do Golfo do México, em voo direto. Esse foi o 21º retorno de brasileiros desde o início do governo de Donald Trump. Após a realização do exame de corpo de delito, os presos foram encaminhados ao Centro de Remanejamento (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Mineiros presos

Dos quatro presos, dois são mineiros. O primeiro é natural de São José do Divino, no Vale do Mucuri, de 28 anos. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio, após esfaquear uma pessoa em 14 de maio de 2023. O crime não se consumou, e o mandado foi incluído na Difusão Vermelha em 30 de agosto de 2024, a pedido da Vara Criminal da Comarca de Itambacuri, também no Vale do Mucuri.

O segundo é natural de São Gotardo, no Alto Paranaíba, de 33 anos. Ele foi indiciado por roubo seguido de morte em 21 de junho de 2012, na zona rural do município. Segundo a denúncia, ele roubou dinheiro da vítima e a agrediu com socos, chutes e golpes de faca, resultando na morte. O mandado foi incluído na Difusão Vermelha em 1º de agosto de 2024, a pedido da Vara de Execuções Penais da Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Demais presos

O terceiro preso é natural de São Luís (MA), de 31 anos, indiciado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, lesão corporal e tortura. Segundo a PF, os crimes ocorreram em Fortaleza (CE), em 11 de novembro de 2015, em ataques de retaliação pelo assassinato de um soldado da Polícia Militar. O mandado foi incluído na Difusão Vermelha em 4 de julho de 2023, a pedido da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza.

O último preso é estrangeiro, natural de Cuba, de 50 anos, residente no Brasil. Ele é indiciado por fraude bancária e organização criminosa, usando softwares maliciosos para obter dados de vítimas. O mandado foi incluído na Difusão Vermelha em 4 de maio de 2021, a pedido da 4ª Vara do TRF da 1ª Região, em Palmas (TO).

As inclusões na Difusão Vermelha foram realizadas pelo Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Minas Gerais.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.