Ouvindo...

Prefeitura de Belo Horizonte adotará ‘medidas cabíveis’ contra escolas que não funcionaram neste sábado (28)

Prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), determinou que rede municipal funcionasse hoje

escola

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que um levantamento vai apontar o número de escolas que funcionaram e a quantidades de alunos atendidos neste sábado (28). “Em caso de descumprimento da orientação, adotará as medidas cabíveis”, disse a PBH em nota.

A determinação para que as escolas abrissem foi feita nessa sexta-feira (27) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

Ainda de acordo com o Executivo, das 324 escolas da rede própria, 54 funcionaram normalmente ao longo da semana e não estavam na lista das convocadas para abrirem no sábado.

A prefeitura ressaltou também que, na noite da sexta-feira, 100% das escolas contavam com insumos suficientes para alimentação dos alunos. Em todas elas houve a convocação de cantineiras e profissionais para o funcionamento.

Acordo

Em entrevista à Itatiaia, Damião disse que conseguiu negociar com 13 dos 14 sindicatos que representam as categorias dos trabalhadores da rede municipal de educação de Belo Horizonte para encerrar a greve.

“Nós acertarmos com todos os sindicatos, menos com esse sindicato”, disse o prefeito, sobre encerramento da greve dos professores Ele falou ainda que vai entrar na Justiça para encerrar o movimento.

Os trabalhadores do setor paralisaram por tempo indeterminado no dia 6 de junho. A categoria reivindica um índice maior de reajuste do que aquele apresentado pela prefeitura da capital, de 2,49%.

De acordo com ele, um aumento de 2,49% foi oferecido à classe — um reajuste proporcional de janeiro a abril deste ano.

Ponto cortado

Álvaro Damião contou que os dias não trabalhados serão descontados dos servidores em folha de pagamento, porque as contas precisam ser prestadas ao Tribunal de Contas do Estado.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.