A Casa de Repouso Pró-Vida, um lar de idosos no bairro Vitória, Região Nordeste de Belo Horizonte, desabou na madrugada desta quinta-feira (15) e matou uma pessoa e deixou 13 soterradas. Imagens obtidas pela Itatiaia mostram o estado de destruição do imóvel.
A ocorrência mobiliza várias equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar (PM). A Casa de Repouso Pró-Vida funcionava na Rua Soldado Mário Neto, 141, em um prédio de quatro andares que abrigava também uma academia, uma
Segundo o Corpo de Bombeiros, 29 pessoas estavam no local no momento do acidente, sendo 23 idosos distribuídos em seis suítes. “Dessas, nove saíram espontaneamente, porque não estavam exatamente na parte que desabou. Das 20 restantes, seis já foram localizadas”, afirmou o tenente-coronel Viana.
No momento, 70 bombeiros participam da operação de resgate no local e conseguiram resgatar seis pessoas, incluindo um bebê de dois anos. Nove pessoas já haviam saído do local ou sido retiradas por não estarem em área atingida.
Local não apresentava sinais de risco
A professora Taís Lavisck, de 28 anos, que afirma ser amiga do proprietário da Casa de Repouso Pró-Vida, disse que conhecia o local há anos e que não havia sinais aparentes de problemas estruturais visíveis.
“O lar de idosos existe há mais de dez anos, mais ou menos. Tem muito tempo que ele está ali”, contou. “Visivelmente, quem passava de fora não conseguia observar nada de indícios de que ia ter desabamento”, acrescentou.
Lar de idosos possuía alvará com validade até 2030
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que a última vistoria feita no local é de 2026 e o alvará de funcionamento tinha validade até 2030, confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Política Urbana informa que o local tem Alvará de Localização e Funcionamento para a atividade de Lar de Longa Permanência de Idosos, documento válido até 2030.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o local tem Alvará Sanitário válido e regular. A última vistoria foi feita pela Vigilância Sanitária em janeiro de 2026”.
(Sob supervisão de Alex Araújo)