A estudante Luana Soares Peixoto, de 10 anos, foi apelidada de “pequena heroína” na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, região central do estado. O apelido foi dado porque Luana agiu rapidamente ao socorrer Alice Valentina Souza, de 3 anos, que havia se engasgado ao comer uma paçoca. A estudante utilizou a
A menina aprendeu o procedimento no projeto institucional
“Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar, minha mãe e a mãe da Alice deram tapas nas costas e eu disse que estava errado. Daí, eu cheguei atrás dela, abaixei e fiz a manobra que o sargento Fabrício me ensinou na escola e consegui desengasgar ela” relatou Luana.
O sargento Fabrício, militar do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo e responsável pelas oficinas na escola de Luana, expressou satisfação com o ocorrido. “Ver uma estudante tão jovem aplicar o que aprendeu de forma tão rápida e eficaz é motivo de orgulho. Isso mostra que o projeto está atingindo seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar o próximo”, afirmou.
Na segunda-feira (21) os bombeiros militares do Posto Avançado foram até a comunidade de Fernandes, na zona rural de São Gonçalo do Rio Abaixo, conhecer e parabenizar Luana pela ação. Em 2025, cerca de 172 crianças no município participaram do projeto “Bombeiro nas Escolas”.