Um grupo de 98 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na madrugada desta quinta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Do total, 83 são homens e 15 mulheres.
Este foi o 22º voo de repatriados desde o início do novo governo Trump. Até agora, cerca de 1.900 brasileiros foram trazidos de volta, a maioria homens entre 18 e 45 anos.
Entre eles está o auxiliar de serviços Wesley Vittor dos Santos, de 26 anos, que morou seis anos nos Estados Unidos em busca de trabalho e economia. Agora, de volta ao Brasil, disse que pretende recomeçar: “Não, só felicidade. Nossa, vamos ver agora, é só viver um dia de cada vez.”
Leia também:
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a expectativa é que voos semanais passem a chegar em Confins. A oficial de programas da agência, Socorro Bosa, explicou que a mudança ocorreu porque mais da metade dos repatriados é de Minas Gerais. Antes, os desembarques eram concentrados em Fortaleza.
Até o momento, Minas Gerais é o estado que mais recebeu deportados, seguido por Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.