A partir desta segunda-feira (15), motoristas que forem parados em blitz de trânsito em Minas Gerais poderão regularizar pendências como IPVA, taxa de licenciamento e multas vencidas diretamente no local, por meio de pagamento via Pix.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), a medida pode evitar que os veículos sejam rebocados, poupando os condutores de despesas extras com guincho e diárias no pátio. O policial fará a checagem do pagamento em sistema e, caso o valor seja confirmado, o veículo é liberado.
Leia também:
Apesar da novidade, a multa por circular com documento vencido segue em R$ 293,47, além de sete pontos na carteira. Neste mês de setembro, estão sendo cobradas as placas com finais 1, 2 e 3. Em outubro, será a vez dos veículos com finais 4, 5 e 6.
Para alguns motoristas, a medida traz alívio. O estudante Artur Debes, de 18 anos, avalia que o pagamento imediato pode evitar transtornos: “Às vezes chega uma multa e a pessoa nem fica sabendo. Poder quitar na hora é uma boa, porque muita gente depende do carro para trabalhar e rodar de Uber, por exemplo. Isso tira um pouco da aflição.”
Já o aposentado Paulo Antônio Moura, de 60 anos, lembra que muitos condutores não têm condições financeiras de manter os tributos em dia: “É uma boa medida, mas a situação do país não ajuda. O IPVA em Minas é muito caro, diferente de outros estados. O governo precisa olhar para o povo mineiro.”
A Cetran reforça que é necessário ter acesso à internet no momento da abordagem. Caso o pagamento não seja confirmado no sistema e o condutor não apresente o documento regularizado, o veículo será removido para o pátio.