Pacientes do Centro de Saúde Noraldino de Lima, no bairro Nova Suíça, na Região Oeste de Belo Horizonte, denunciam a suspensão do atendimento odontológico na unidade. Segundo relatos, o serviço está paralisado há pelo menos um ano por falta de equipamentos e insumos básicos.
Relato de paciente
O produtor cultural Lino Ramos afirma que tenta marcar uma avaliação desde julho de 2024, quando recebeu indicação para uma cirurgia ortognática. Segundo ele, em diversas tentativas, a resposta da equipe foi sempre a mesma: o atendimento odontológico está suspenso.
“Na última semana estive novamente no posto e me informaram que o problema não é falta de profissional, mas de equipamentos como máscaras e luvas. Também disseram que até impressões de laudos estão prejudicadas por falta de papel”, relatou.
Impacto na vida dos moradores
A ausência do serviço comprometeu a saúde do paciente, que não conseguiu o encaminhamento necessário para a cirurgia. “Está afetando meu sono, minha alimentação e pode prejudicar ainda mais a ossatura da boca. Se tenho condições de pagar pelo atendimento privado, imagino a situação de quem depende exclusivamente do SUS”, destacou.
Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou, em nota, que as unidades de saúde estão abastecidas com insumos e materiais, mas que podem ocorrer faltas pontuais.