Ouvindo...

Incêndio atinge Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte

Com área de 142,02 hectares de cerrado e mata atlântica, a unidade de conservação tem focos de incêndio neste domingo (17)

Bombeiros combatem incêndio no Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte

Vários focos de incêndio atingiram o Parque Estadual Serra Verde, no bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo (17). O fogo, que se alastra pela vegetação de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, foi combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD).

Ao todo, cinco equipes foram empenhadas para ocorrência, segundo os bombeiros. A corporação foi acionada para o combate por volta das 13h30. Os solicitantes informaram para os militares que o fogo apresentava risco de atingir a rede elétrica e avançava em direção a áreas próximas de residências.

Leia também

Ainda segundo os relatos, chamas intensas e de difícil controle devido ao terreno íngreme consumiam a vegetação do parque. O combate segue em andamento, segundo os bombeiros.

Incêndio debelado

Os focos de incêndio foram debelados pelas equipes em solo, como reforço da aeronave Guará 02, por volta das 18h30, segundo os bombeiros. Cerca de 8,41 Hectares foram queimados. Ao todo, 17 bombeiros militares e 16 brigadistas atuaram na ocorrência.

Parque Estadual Serra Verde

Com vegetação de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, o Parque Estadual Serra Verde conta com um área de 142,02 hectares, sendo considerado o segundo maior parque de Belo Horizonte.

A unidade de conservação tem grande importância para a manutenção dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a conservasão do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro.

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas