Ouvindo...

Governo de Minas descarta morte por metanol em Ipatinga

Homem morto na quinta-feira (9) deu entrada na UPA de Ipatinga com sintomas similares a intoxicação por metanol

Testes post mortem em homem de 26 anos deram negativo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais descartou a suspeita de intoxicação por metanol em uma morte em Ipatinga, no Vale do Aço. O homem, de 26 anos, morreu na semana passada, mas na noite desse sábado (11) o resultado preliminar dos exames post mortem deram negativo para a substância tóxica.

Em entrevista à Itatiaia, o subsecretário de vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, afirmou que não há caso suspeito ou confirmado de metanol no estado. “Nós imaginávamos que daria negativo, mas por cautela, achamos por bem fazer a testagem da amostra”, afirmou.

Prosdocimi afirmou ainda que a pasta acompanha todos os eventuais casos e está de prontidão para atender os municípios e prestadores de serviço e discutir os casos. “A priori, em Minas Gerais não temos casos, não temos nem casos suspeitos até o momento”, destacou.

Ele explica que o caso de Ipatinga foi levantado como suspeito pela evolução clínica abrupta do paciente, com sinais e sintomas que poderiam indicar uma intoxicação por metanol, mas também por outras questões. O homem apresentou sintomas como dor de cabeça, visão turva, manchas no olhar, e evoluiu rapidamente para óbito.

Uma nova testagem deve ser feita no corpo da vítima, mas, segundo Prodoscimi, o caso já está descartado. “Por cautela, faremos uma nova testagem que vai confirmar o dado negativo, e aí prosseguiremos à disposição dos municípios e prestadores de serviço”, completou.

Segundo a prefeitura de Ipatinga, o homem não era morador do município. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Açucena, na noite de 8 de outubro, com crises convulsivas e alteração de consciência. O homem morreu na madrugada do dia 9.

Leia também

Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.