Ouvindo...

Como revitalizar o Centro de BH? Prefeitura abre consulta pública

Consulta pública quer ouvir propostas para transformar o Hipercentro e regiões vizinhas como Lagoinha, Floresta, Santa Efigênia, Boa Viagem, Barro Preto, Carlos Prates, Bonfim, Colégio Batista e Concórdia

Segundo a prefeitura, o programa pretende oferecer incentivos fiscais e urbanísticos para atrair investidores, recuperar imóveis, estimular novos usos residenciais e fortalecer a economia local

Uma consulta pública foi aberta pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para ouvir sugestões da população sobre medidas de revitalização do Centro da cidade e de bairros do entorno. A pesquisa, disponível na plataforma BH+Participativa até a próxima quarta-feira (15), reúne seis perguntas e um espaço aberto para opiniões, ideias e preocupações dos moradores.

O projeto abrange não apenas o Hipercentro, mas também Lagoinha, Colégio Batista, Floresta, Santa Efigênia, Boa Viagem, Barro Preto, Carlos Prates, Bonfim e Concórdia. Para participar, é necessário fazer login com a conta gov.br e selecionar o tema “Programa de Incentivos”.

Leia também

Propostas em estudo

Segundo a prefeitura, o programa pretende oferecer incentivos fiscais e urbanísticos para atrair investidores, recuperar imóveis, estimular novos usos residenciais e fortalecer a economia local. Também está prevista a valorização do patrimônio histórico e o incentivo a atividades culturais.

Desafios

Segundo a Prefeitura, o Centro de Belo Horizonte enfrenta hoje problemas como perda populacional, espaços públicos degradados, imóveis envelhecidos e queda da atratividade econômica. O fechamento de lojas e a presença de galpões subutilizados são reflexos desse processo. A expectativa é que a participação popular ajude a direcionar soluções para recuperar a vitalidade dessa área estratégica da capital.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.