Monte Verde, no Sul de Minas, registrou a temperatura mais baixa do Brasil nesta quinta-feira (17), com 1,6°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Houve registro de geada na região. Apesar do frio intenso, a marca não superou o recorde do ano, registrado no dia 25 de junho, quando os termômetros marcaram -2,9°C no mesmo local.
Na sequência, conforme levantamento do Inmet, aparecem Nova Friburgo – Salinas (RJ), com 2,5°C, e Campos do Jordão (SP), com 2,9°C. Maria da Fé, também no Sul de Minas, ocupa o quarto lugar no ranking, com 3,8°C.
Leia também:
Ainda segundo o Inmet, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo estável e com predomínio de sol sobre Minas Gerais nesta quinta-feira. As temperaturas mínimas seguem baixas, principalmente nas regiões Sul, Oeste, Sudeste e Central do estado.
“Temos previsão de geada para os próximos dias, mas não há expectativa de um novo recorde de temperatura mínima”, explicou o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
Nos próximos dias, o ar seco deve continuar influenciando o tempo e contribuir para a queda nos índices de umidade relativa do ar, que podem ficar entre 30% e 20% à tarde em quase todas as regiões mineiras.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), umidade entre 20% e 30% já configura estado de atenção; abaixo de 20% é considerado estado de alerta. O nível ideal para a saúde humana varia entre 40% e 70%.
Em Belo Horizonte, a
- Hidrate-se;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Realize atividades físicas utilizando agasalho;
- Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Fonte: Defesa Civil de BH