Ouvindo...

Minas tem duas das quatro cidades mais frias do país nesta quinta; confira a lista

Massa de ar seco continental deixa o tempo estável com predomínio de sol sobre o estado de Minas Gerais. Sul de Minas amanheceu com geada nesta quinta-feira (17)

Monte Verde volta a ter a menor da temperatura do Brasil

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura do país nesta quinta-feira (17), com a marca de 1,6°C. O registro aconteceu perto das 7h na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município liderou o ranking de cidades mais frias do país divulgado diariamente pelo órgão.

Além de Camanducaia, Maria da Fé, no Sul de Minas, também aparece no ranking. Os termômetros na cidade registraram 3,8°C perto da 6h. O município fechou o levantamento do Inmet em 5°C, atrás de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e Campos de Jordão, em São Paulo.

Esse é o terceiro dia consecutivo que Monte Verde lidera o ranking de cidades mais frias. Além do frio intenso, o município amanheceu com registro de geada nesta quinta-feira (17). Segundo o Inmet, a atuação de uma massa de ar seco continental deixa o tempo estável com predomínio de sol sobre o estado de Minas Gerais.

Nos próximos dias, o órgão prevê que o frio continue. Existe ainda previsão de geada em pontos isolados do Sul de Minas, pelo menos, até domingo (20). Com isso, as temperaturas seguem baixas, especialmente, no Sul, Oeste, Sudeste e Centro do estado.

O frio intenso se soma ao tempo seco, e praticamente todas as regiões de Minas Gerais devem enfrentar baixos índices de umidade relativa do ar, entre 30% e 20%, no período da tarde.

Segundo o Inmet, apenas o Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha não devem sentir o tempo seco. O aviso do órgão vale para os próximos 5 dias.

Veja lista das menores temperaturas

  • Monte Verde (MG): 1,6°c
  • Nova Friburgo (RJ): 2,5°C
  • Campos do Jordão (SP): 2,9°C
  • Maria da Fé (MG): 3,8°C

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas