Ouvindo...

Frio e umidade de 25% marcam esta quinta-feira (17) em BH; confira a previsão do tempo

Sensação térmica chegou a 5,3 °C nesta manhã; massa de ar polar e tempo seco devem persistir até o fim de semana

Amanhecer na região oeste de BH

Belo Horizonte amanheceu gelada nesta quinta-feira (17), com os termômetros marcando 11 °C e sensação térmica de apenas 5,3 °C às 6h da manhã. Segundo a Defesa Civil, o dia deve ser de céu claro, com névoa seca à tarde e mais frio à noite.

O órgão já havia emitido um alerta para baixa temperatura devido à atuação de uma massa de ar polar. A previsão é de que as mínimas fiquem em torno de 10 °C pelo menos até sexta-feira (18).

Leia também: Frio extremo: com temperaturas beirando o 0ºC, Minas Gerais tem duas das quatro cidades mais geladas do Brasil

A capital mineira também deve enfrentar mais um dia de ar muito seco. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 25% durante a tarde, de acordo com a Defesa Civil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; abaixo de 20%, estado de alerta.

Leia também

O nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%. Os índices devem permanecer baixos, em torno de 30%, até as 18h de domingo (20).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação de uma massa de ar seco continental mantém o tempo estável, com predomínio de sol em grande parte de Minas Gerais.

As temperaturas mínimas seguem baixas, especialmente nas regiões Sul, Oeste, Sudeste e Centro do estado. Há previsão de geada em pontos isolados do Sul de Minas. A máxima registrada no estado nesta quinta foi de 23 °C, no Norte.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.