Ouvindo...

‘COP das Quebradas’ em BH promove ‘rolezinhos’ em vilas e favelas; confira

Programação oficial será nos dias 3 e 4 de outubro no Centro de Referência das Juventudes (CRJ)

Aglomerado da Serra é o maior complexo de favelas de Minas Gerais

Com objetivo de subsidiar debates a partir dos desafios climáticos vivenciados por comunidades belo-horizontinas, a “COP das Quebradas” vai promover “rolezinhos” em vilas e favelas da capital mineira. Os eventos acontecem entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, antes da programação oficial, que será nos dias 3 e 4 de outubro.

A Região do Barreiro (30 de setembro), o Córrego do Onça (1° de outubro), o Aglomerado da Serra (2 de outubro) e o Morro do Papagaio (2 de outubro) vão receber os “rolezinhos”. Os participantes vão contar com transporte gratuito, com o ônibus Expresso Ambiental saindo do Centro de Referência das Juventudes (CRJ).

O evento é voltado para estudantes, moradores, profissionais de várias áreas e demais interessados. Para garantir a participação, os interessados devem se inscrever pelo mesmo formulário de inscrição usado na “COP das Quebradas”, disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

As inscrições devem ser realizadas até as 12h da próxima terça-feira (30). As vagas são limitadas, mas contam com uma lista de excedentes. As confirmações dos inscritos serão feitas ainda no dia 30 de setembro pelo e-mail e Whatsapp.

Programação dos ‘rolezinhos’

Os “rolezinhos” têm como objetivo ilustrar a vivência de realidades que dialogam com os grupos temáticos da “COP das Quebradas”, como água e matas; riscos e soluções; saúde e mudanças climáticas; agroecologia e soberania alimentar; educação, boas práticas e racismo ambiental; moradia e justiça climática.

No Aglomerado da Serra, os participantes dos “rolezinhos” conhecerão as iniciativas Núcleo Lixo Zero, Roots Ativa e a horta do Projeto Itamar. Já no Morro do Papagaio, será possível visitar a nascente do Parque do Bicão e os plantios do projeto Árvores para Todos.

Os visitantes também poderão participar de uma programação no Barreiro, onde conhecerão as obras do Córrego Ferrugem e na horta comunitária da Vila Pinho. No Córrego do Onça, a visita será à sede do Comupra, no Espaço Vitrine e no Quilombo Mangueiras.

‘COP das Quebradas’

A programação oficial da “COP das Quebradas” acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no Centro de Referência das Juventudes. A conferência popular é estimulada pela “COP30" no Brasil e busca a construção coletiva de propostas de justiça climática.

O evento contará com a participação do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e do secretário de meio-ambiente João Paulo Menna Barreto. Em ambos os dias, serão realizadas discussões temáticas, com objetivo de produzir o Manifesto das Quebradas.

O documento vai reunir diretrizes populares para adaptação e resiliência territorial, acesso à infraestrutura, educação ambiental e justiça climática. A partir do manifesto, as propostas das “quebradas” belo-horizontinas serão sistematizadas e apresentadas à “COP 30", realizada este novembro, em Belém-PA.

Serviço:

‘Rolezinhos’ em vilas e favelas

  • Barreiro (30 de setembro)
  • Córrego do Onça (1° de outubro)
  • Aglomerado da Serra (2 de outubro)
  • Morro do Papagaio (2 de outubro)

Inscrição neste link.

‘COP das Quebradas’

Data: 3 e 4 de outubro
Centro de Referência das Juventudes
Inscrição neste link.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas