Piloto de embarcação que naufragou no encontro de rios paga fiança e é solto no Amazonas

De acordo com autoridades, lancha transportava 80 pessoas; duas pessoas morreram e sete continuam desaparecidas

Lancha naufraga no encontro dos rios Solimões e Negro, no Amazonas

O piloto da embarcação que naufragou no encontro dos rios Solimões e Negro, Pedro José da Silva Gama, de 42 anos, foi liberado após pagar fiança no Amazonas. O valor não foi informado.

De acordo com a Polícia Civil, ele responderá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A lancha que virou na tarde dessa sexta-feira (13) transportava 80 pessoas - 71 foram resgatadas, entre elas um bebê de 5 dias. Duas morreram e sete continuam desaparecidas. A embarcação naufragou enquanto fazia o trajeto de Manaus-AM a Nova Olinda do Norte, no mesmo estado.

De acordo com a Marinha, o acidente aconteceu por causa de um banzeiro, forte ondulação na água, que virou a embarcação.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), 71 pessoas foram resgatadas sem ferimentos graves. As duas mortas no naufrágio foram identificadas como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22.

Algumas vítimas foram resgatadas por embarcações civis e, após serem acionadas, as autoridades fizeram operação de resgate com:

  • 25 bombeiros;
  • 3 lanchas e 8 viaturas do Corpo de Bombeiros;
  • 1 lancha da Polícia Militar;
  • 1 ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • e apoio da Marinha, incluindo uma aeronave de busca.

Bebê de 5 dias

O bebê, de 5 dias, nascido prematuro com 35 semanas, foi colocado dentro de um cooler para evitar que se afogasse.

A mãe, que foi a Manaus para dar à luz, também foi salva. O estado de saúde deles não foi informado.

O que diz a empresa

A Lima de Abreu Navegações, empresa responsável pela embarcação, lamentou o ocorrido e afirmou que o barco estava regularizado e com a documentação em dia. Informou também que coopera com as investigações.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.

Ouvindo...