Ouvindo...

Barreiro 169 anos: passeio turístico convida ‘não barreirenses’ a conhecer a região

Escolha de 30 participantes para o tour começou nesse domingo (14 de julho)

Praça do Cristo, na região do Barreiro

No próximo dia 3 de agosto, o Barreiro comemora 169 anos. Haverá diversas celebrações na região, que é mais velha que a capital Belo Horizonte. Neste ano, por exemplo, haverá um passeio turístico por pontos marcantes da região. Os encontros ocorrem nos quatro sábados de agosto.

O tour reúne pessoas que não conhecem os pontos turísticos - a ideia é apresentar a região para quem não é “barreirense”. O passeio vai começar com uma van saindo do centro de Belo Horizonte, às 8h, com ponto exato ainda a ser definido.

Leia também

Pontos e guia turístico

Um guia turístico vai acompanhar os participantes e irá contar a história da região e também de cada um dos pontos turísticos visitados. Já no Barreiro, haverá um café da manhã no Santuário São Paulo da Cruz e depois os participantes vão conhecer alguns pontos, como:

  • Parque das Águas;
  • Praça do Cristo;
  • Viaduto das Artes;
  • E a Quinta Arte.

Ao fim do passeio, por volta de 13h, haverá um almoço em um restaurante da região.

Parque das Águas, na região do Barreiro

Leia mais:

Participantes

Ao todo, 40 pessoas vão participar do passeio, sendo 10 por sábado de agosto. A escolha de 30 dos participantes será feita pelo perfil do Instagram: @aniversariodobarreiro.

A página criou uma campanha nesse domingo (14), por meio de um post. As melhores respostas à pergunta “Por qual motivo você quer participar do passeio turístico” serão escolhidas para participar do passeio.

As outras 10 vagas serão ocupadas por influenciadores digitais de Belo Horizonte e região metropolitana, que não moram no Barreiro, e que serão convidados para o passeio.

Leia mais: Inverno: Belo Horizonte tem sensação térmica de 0,4 °C nesta segunda-feira;

Outras atividades

Além do passeio turístico, o Barreiro recebe uma extensa programação de aniversário em seus 169 anos. Shows, palestras, feiras, oficinas, homenagens, tardes de lazer e mais vêm sendo preparados.

Em 2023, cerca de 100 mil pessoas passaram pelos 30 dias de programação. Neste ano, é esperado o dobro deste público.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia