O Bloco do Sustenido desfila neste sábado (14) pela Rua dos Topógrafos, no Alípio de Melo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O Sustenido foi criado pelos produtores e músicos Adonay das Neves e Aldemir Vasconcelos Teles em 2016.
Neste ano, o bloco carrega o tema “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais!”, em homenagem ao artista Milton Nascimento, identificado com a cultura mineira e o Clube da Esquina, que marcou a MPB e teve origem em Belo Horizonte.
“A grandeza do Milton Nascimento é imensurável, artista da música mineira e universal. Tudo que o Milton coloca a voz, mesmo que não seja dele, ‘se torna’ dele. Vem da necessidade de homenagear o grande artista da nossa música em vida”, disse o criador do bloco, Aldemir Vasconcelos, em entrevista à Itatiaia.
O encontro surgiu de uma necessidade de interação entre alunos de música da escola Ecos Centro Musical e a manifestação cultural popular do Carnaval cada vez mais crescente na capital mineira.
Veja vídeos do Bloco do Sustenido no Carnaval de BH neste sábado (14)
— Itatiaia (@itatiaia) February 14, 2026
📽️Laura Gorino / Itatiaia pic.twitter.com/8clAM9Qu1R
O nome do bloco surgiu da utilização do símbolo “#”, que carrega diversos significados: para os mais jovens, pode chamar Hashtag; Jogo da Velha para os mais velhos e Sustenido para os músicos, que serve para elevar uma nota musical meio tom acima da nota natural.
Um dos objetivos do Bloco é unir crianças, jovens e os mais velhos através da Música. Em 2024, mais de 8 mil foliões seguiram o Bloco do Sustenido ao som do Sambolero de Ravel, que mistura original de música clássica com samba reggae. Há oito anos, o bloco mantém regularmente oficinas de percussão gratuitas à comunidade.
(Sob supervisão de Alex Araújo)