O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) esteve no Centro de Operação de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (14), para acompanhar o monitoramento do Carnaval 2026. Segundo o gestor da capital, são mais de 5 mil câmeras em atuação para identificar criminosos que tentam atrapalhar a folia, e assim garantir a segurança dos foliões e dos turistas que passam pelas ruas da cidade.
Segundo Damião, o centro de operações é o “coração do carnaval” de Belo Horizonte. “São cinco mil câmeras aproximadamente. Cinco mil olhos eletrônicos para identificar quem vai pra rua não para curtir o carnaval, mas para poder roubar o celular do outro, fazer graça com mulher. Todas essas pessoas estão sendo identificadas”, disse.
Secretária de Cultura de MG celebra o carnaval de BH: ‘Acertamos a mão’ Antes do nascer do sol, o Então, Brilha! reúne multidões para abrir oficialmente o Carnaval de BH Domingo tem mais de 70 blocos de Carnaval em BH; confira programação
O centro de operações conta com a atuação integrada entre PBH, Governo do Estado, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Daqui a gente monitora tudo, olha câmera por câmera. Se prepara para os megablocos, aqueles acima de 100 mil pessoas, como foi o Então, Brilha!. Graças a Deus, até agora nenhuma ocorrência no nosso carnaval”, emendou o prefeito.
Perguntado sobre o clima, que abriu o carnaval com sol após dias de chuva, Damião brincou que fez um combinado com São Pedro. O gestor destacou que a precipitação deve retornar para a cidade somente na próxima quinta-feira (19), enquanto a previsão para os dias de folia é de tempo aberto.
“Tomara que tudo ocorra bem, que tudo dê certo. Vamos torcer para que as pessoas que querem curtir o carnaval, vão apenas para curtir mesmo. Nosso carnaval é da família, das crianças, jovens, idosos e mulheres. A prefeitura vai dar toda a segurança e estrutura possível”, completou.