Damião destaca segurança do Carnaval de BH: ‘Estamos monitorando tudo’

Prefeito de Belo Horizonte fez uma vistoria no Centro de Operações da capital, onde 5 mil câmeras monitoram a folia

Damião visitou o Centro de Operações da PBH neste sábado de carnaval (14)

O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) esteve no Centro de Operação de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (14), para acompanhar o monitoramento do Carnaval 2026. Segundo o gestor da capital, são mais de 5 mil câmeras em atuação para identificar criminosos que tentam atrapalhar a folia, e assim garantir a segurança dos foliões e dos turistas que passam pelas ruas da cidade.

Segundo Damião, o centro de operações é o “coração do carnaval” de Belo Horizonte. “São cinco mil câmeras aproximadamente. Cinco mil olhos eletrônicos para identificar quem vai pra rua não para curtir o carnaval, mas para poder roubar o celular do outro, fazer graça com mulher. Todas essas pessoas estão sendo identificadas”, disse.

O centro de operações conta com a atuação integrada entre PBH, Governo do Estado, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Daqui a gente monitora tudo, olha câmera por câmera. Se prepara para os megablocos, aqueles acima de 100 mil pessoas, como foi o Então, Brilha!. Graças a Deus, até agora nenhuma ocorrência no nosso carnaval”, emendou o prefeito.

Perguntado sobre o clima, que abriu o carnaval com sol após dias de chuva, Damião brincou que fez um combinado com São Pedro. O gestor destacou que a precipitação deve retornar para a cidade somente na próxima quinta-feira (19), enquanto a previsão para os dias de folia é de tempo aberto.

“Tomara que tudo ocorra bem, que tudo dê certo. Vamos torcer para que as pessoas que querem curtir o carnaval, vão apenas para curtir mesmo. Nosso carnaval é da família, das crianças, jovens, idosos e mulheres. A prefeitura vai dar toda a segurança e estrutura possível”, completou.

Leia também

Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...