Do asfalto ao Rio Capibaribe: Galo é acompanhado de todas as formas no Recife

Multidão ocupa ruas históricas, prédios e embarcações para assistir ao desfile que dura mais de 10 horas

Desfile do Galo da Madrugada dura mais de 10h neste sábado de carnaval (14)

Pelas ruas históricas, nas varandas dos prédios e até no Capibaribe, uma multidão toma conta do Centro do Recife desde as primeiras horas da manhã. Ao som do frevo e sob o calor do verão pernambucano, o Galo da Madrugada arrasta cerca de 2,5 milhões de foliões neste sábado (14). O cortejo reconhecido começou às 9h e promete mais de 10 horas de festa, com cerca de 30 atrações, espalhando música, cores e tradição pelas ruas da capital.

Entre os milhões de foliões está a diarista Nina Bandeira, de 54 anos, que há quase quatro décadas acompanha o cortejo. “Estou no Galo desde os meus 15 anos. Já fui na rua, na pipoca, em camarote, mas este ano fiz a minha estreia no catamarã. Eu não perco o Galo por nada”, revelou.

No Carnaval 2026, o Galo da Madrugada conta com seis alegorias e mais de 30 atrações. Entre os nomes confirmados nos trios elétricos estão Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Spok, Geraldinho Lins e Raphaela Santos.

“O Galo sempre tem muitos artistas. Só que depois que Joelma (Calypso) parou de vir ao Galo, fiquei um tempo sem vir. Sou fã dela e dei uma pausa. Mas este ano não teve como: minhas amigas me chamaram e eu vim”, contou a decoradora Tércia Candoia.

Contrastes

No Rio Capibaribe, próximo à Ponte Duarte Coelho, onde a escultura do Galo gigante foi erguida, os camarotes em catamarãs contrastam com barcos de pescadores improvisados. Foliões organizam caixas de isopor, pequenas churrasqueiras e lanches para acompanhar o desfile.

“O Galo é isso. São muitos camarotes, mas ainda tem a parte da pipoca. É uma paixão na cidade, por isso arrasta tanta gente”, afirmou o professor Joubert Maciel, de 38 anos.

Entre esses foliões, o carioca Marcelo Biggio, de 42 anos, que passa o Carnaval no Recife pelo quinto ano seguido. Morando na capital pernambucana há dez anos, ele se diz “apaixonado” pela folia recifense.

No Galo da Madrugada, Marcelo decidiu curtir o bloco com uma “cabeça de galo” como fantasia. Pelo quinto ano consecutivo, ele aproveita o período momesco na cidade. “Estava procurando uma fantasia e não tinha uma melhor do que a do filho do homem”, brincou.

O Galo da Madrugada

Neste ano, o Galo da Madrugada sai às ruas com o tema “Frevo no Planeta Galo”. O abre-alas traz um novo galo de seis metros de altura, confeccionado majoritariamente com materiais recicláveis.

Outros carros alegóricos exibem mensagens como “Preserve o Meio Ambiente”, “Energia Limpa” e “Biomas do Nosso Chão”, uma campanha adotada pelo bloco por práticas sustentáveis.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...