Com cores vibrantes e luzes, a escultura do Galo da Madrugada se ergueu na noite desta quarta-feira (11), na Ponte Duarte Coelho, um dos pontos turísticos de Recife. O momento, que é tradição na folia pernambucana, marca a abertura do Carnaval e anuncia a proximidade do bloco de mesmo nome, que vai tomar as ruas no próximo sábado (14).
@radioitatiaia GALO DA MADRUGADA | Com cores vibrantes e luzes, a escultura do Galo da Madrugada se ergueu na noite desta quarta-feira (11), na Ponte Duarte Coelho, um dos pontos turísticos de Recife. O momento, que é tradição na folia pernambucana, marca a abertura do Carnaval e anuncia a proximidade do bloco de mesmo nome, que vai tomar as ruas no próximo sábado (14). A alegoria, de 32 metros de altura e 8 toneladas, homenageia Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Segundo os organizadores, a escolha do religioso “reforça uma mensagem de fraternidade, paz e esperança”. A obra utilizou materiais recicláveis e foi idealizada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega. O Galo da Madrugada foi fundado em 1978, no Recife, com a missão de resgatar o carnaval de rua da cidade. No primeiro desfile, reuniu cerca de 75 pessoas, mas cresceu rapidamente nos anos seguintes, incorporando trios elétricos. A escultura gigante do Galo, instalada na Ponte Duarte Coelho, tornou-se símbolo da folia em Pernambuco. O bloco, que sai às ruas na manhã do sábado de Carnaval, arrasta mais de 2,5 milhões de pessoas anualmente. 📲 Leia mais em itatiaia.com.br 📹 Rayllan Oliveira | Itatiaia 📝 Rayllan Oliveira #news #Brasil#Galo #Olinda #Pernambuco #Carnaval #madrugada
♬ som original - Itatiaia - Itatiaia
O momento foi acompanhado por apresentações de orquestras de frevo, maracatu e de outros ritmos locais, além de dançarinos. “Sou nascido em Recife, mas há 14 anos moro com a minha esposa em Porto Alegre. Temos um filho, e poder trazer ele para acompanhar esse momento é algo muito marcante”, disse o dentista Luciano Alves.
A alegoria, de 32 metros de altura e 8 toneladas, homenageia Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Segundo os organizadores, a escolha do religioso “reforça uma mensagem de fraternidade, paz e esperança”. A obra utilizou materiais recicláveis e foi idealizada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega.
A enfermeira Sileide Cruz reuniu a família para acompanhar a subida do Galo. Ela, que acompanha os cortejos no sábado de Zé Pilintra — como é chamado o dia em que o cortejo toma as ruas —, participou do momento pela primeira vez.
“Foi muito bom, veio minha irmã, minhas sobrinhas, a família inteira. Eu sou apaixonada pelo Galo (da Madrugada), mas ainda não tinha partilhado desse momento. Está tudo lindo, e o Galo está maravilhoso”, detalhou.
O bloco
O Galo da Madrugada foi fundado em 1978, no Recife, com a missão de resgatar o carnaval de rua da cidade. No primeiro desfile, reuniu cerca de 75 pessoas, mas cresceu rapidamente nos anos seguintes, incorporando trios elétricos.
Na década de 1990, o cortejo alcançou 1 milhão de foliões e, em 1994, entrou para o Guinness como o maior bloco de carnaval do mundo.
A escultura gigante do Galo, instalada na Ponte Duarte Coelho, tornou-se símbolo da folia em Pernambuco. O bloco, que sai às ruas na manhã do sábado de Carnaval, arrasta mais de 2,5 milhões de pessoas anualmente.