‘Tudo que nós tem é nós': Bloco Seu Vizinho se prepara na Avenida Mem de Sá, em BH

Com concentração no Aglomerado da Serra, bloco leva identidade periférica, música e resistência para a Avenida Mem de Sá neste sábado (14) de Carnaval

Bloco Seu Vizinho 2026

A tarde de Carnaval em Belo Horizonte começa com a força e a identidade do Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul da capital. Sob o sol deste sábado (14), a Avenida Mem de Sá, na altura do número 1999, vira palco do Bloco Seu Vizinho, que desfila em 2026 com o tema “Império Serrão. Tudo que nós tem é nós”.

O clima entre os foliões é de expectativa total. O fundador do bloco, Paulo Vittor Ribeiro, manteve o suspense até o último segundo sobre a participação especial de uma cantora de funk que é fenômeno atual.

Antes do primeiro toque da bateria, o cortejo recebeu a benção inicial das Vizinhas das Cantigas. O grupo, formado por mulheres da terceira idade da comunidade, traz a tradição e a ancestralidade para a abertura, mostrando que a folia na Serra é um encontro de gerações.

Leia também:

Logo em seguida, o Boi da cultura mineira abre alas para uma explosão rítmica, acompanhado por figuras ilustres da nossa música. O mestre Sérgio Pererê e a Rainha Belinha elevam a energia do público.

De acordo com o gestor e produtor cultural Paulo Victor Ribeiro, conhecido como PV, a ideia foi criar um bloco “da favela para a favela e para a cidade”, onde os moradores pudessem atuar de forma ativa na construção da festa.

Atualmente, o projeto funciona ao longo de todo o ano, com ações contínuas e atuação social. “O Seu Vizinho é ponto de cultura, tem uma sede própria com atividades o ano inteiro. É uma produção constante para que tudo isso reverbere no Carnaval”, explicou.

Neste ano, o bloco desfila com o tema “Batuque de Minas”, voltado à valorização das afro-minorias e das tradições culturais mineiras. “A gente faz essa conexão do tambor de Minas com o funk, coroando nossas afro-minorias”, afirmou.

O desfile conta com a direção artística de Sérgio Pererê, além da participação da Rainha Belinha, Rainha Congo de Minas Gerais, e da MC Morena. “É uma festa linda que envolve toda a comunidade, com muito respeito à tradição”, concluiu.

O desfile seguirá em direção ao coração da cidade, arrastando uma multidão que se identifica com o lema de coletividade do bloco.

Programação Carnaval BH

A Itatiaia lançou a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte. Além de todos os cortejos, é possível visualizar os blocos por data, turno, regional da cidade, bairro, perfil e estilo musical.

O Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos e artistas nacionais.

A festa ocupa todos os cantos da cidade e atrai milhões de foliões todos os anos. Hoje, a festa é considerada uma das maiores e melhores manifestações de Carnaval de rua do Brasil.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...