Ouvindo...

Após confissão de empresário, garis protestam na região Oeste de BH: ‘Não somos lixo’

Manifestação na Vila Oeste cobra justiça pela morte de Laudemir, morto em 11 de agosto; Renê Júnior confessou o crime nessa terça (19)

Cartaz exibido no ato dizia: “Somos garis. Não somos lixo. Nossa única esperança é o TJMG e o MPMG

Após Renê da Silva Nogueira Júnior, de 47 anos, confessar o crime, garis que trabalhavam na mesma empresa que Laudemir de Souza Fernandes, de 44 anos, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (20), na região Oeste de Belo Horizonte.

Revoltados, os trabalhadores pedem justiça após Renê alegar que o tiro foi acidental e que teria sacado a arma apenas para atirar para cima e assustar os garis. A manifestação ocorre na rua A, no bairro Vila Oeste, onde os colegas e Laudemir trabalhavam.

Um grande cartaz foi estendido com a frase: “Somos garis. Não somos lixo. Nossa única esperança é o TJMG e o MPMG.”

VEJA AQUI O VÍDEO

“Fizemos uma manifestação pacífica para mostrar que não estamos dormindo. Primeiro, não temos amnésia. Segundo, somos pais de família, trabalhadores, e não vamos abaixar a cabeça para ninguém. Buscamos respeito, assim como respeitamos os outros”, disse Thiago Rodrigues, gari que estava junto de Laudemir no momento em que ele foi assassinado.

Eles pedem que as autoridades olhem para a categoria, “para a nossa vida, para o nosso cotidiano de trabalho sob sol e chuva”. Também cobram atenção do Tribunal de Justiça. “No dia do júri, vamos estar todos lá, olhando para a cara dele e esperando para ver o que vai acontecer”, acrescentou.

Leia mais sobre o caso:

Segundo apuração da Itatiaia com fontes ligadas à investigação, a confissão aconteceu nessa terça-feira (19), durante depoimento prestado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até então, Renê negava ser o autor do disparo que tirou a vida do gari.

Ele decidiu assumir a autoria após a divulgação de novos elementos, como um vídeo em que aparece manuseando a arma utilizada no crime poucas horas depois do ocorrido. Um exame de balística também confirmou que a pistola pertencia à delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira, esposa de Renê.

Relembre

Leia também

De acordo com o boletim de ocorrência, Laudemir trabalhava na coleta de resíduos quando o motorista de um BYD de cor cinza, que seguia no sentido contrário, se irritou, alegando que o veículo atrapalhava o trânsito.

Armado, ele apontou a arma para a motorista do caminhão e ameaçou atirar no rosto dela. Ele seguiu, passou pelo caminhão, desceu do carro com a arma em punho, deixou o carregador cair, recolocou e atirou contra o gari.

A bala atingiu a região das costelas do lado direito, atravessou o corpo e se alojou no antebraço esquerdo. Renê foi preso horas depois, ao chegar à academia.

A reportagem tentou falar com a defesa do suspeito no Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na noite de segunda-feira (11), e também após a audiência de custódia, nessa quarta (13), mas os advogados informaram que se manifestariam por meio de nota. O espaço segue aberto.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.