Ouvindo...

Apenas 11% das escolas públicas de Minas Gerais contam com climatização nas salas

Levantamento do Anuário da Educação mostra que equipamentos como ar-condicionado e climatizadores estão em falta

Levantamento também mostra um elevado índice de professores com contratos temporários em MG

Dados do Anuário da Educação revelam que Minas Gerais tem apenas 11% das escolas públicas com salas de aula climatizadas. Segundo o levantamento da organização Todos pela Educação, em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna, publicado na quinta-feira (25), equipamentos como ar-condicionado e climatizadores estão presentes em apenas 17% da totalidade das escolas mineiras.

Segundo o diretor de políticas públicas da Santillana, André Lázaro, Minas Gerais tem uma série de problemas que podem ser considerados “alarmantes” pelo tamanho e importância do estado.

O Anuário da Educação mostra ainda que mais da metade das escolas públicas no Brasil não tem tratamento de esgoto. Em Minas Gerais, outro problema de destaque é o elevado índice de professores com contratos temporários, principalmente na rede estadual de ensino. Os números saltaram de 19,9% de docentes temporários em 2014, para 54,8% em 2024.

Como educador, Lázaro destaca que o dado é o mais preocupante no estado. Segundo o especialista, ainda é uma educação é uma herança de classe, sendo necessário superar a lógica excludente das reprovações e criar melhores condições para a permanência dos das crianças na escola.

“Muitos de nós da classe média ouvimos de nossos pais e mães uma frase que era: ‘Eu não tenho nada para lhe deixar, a não ser educação’. Mas educação é um direito de todos. Portanto, eu acho que nós estamos vivendo essa transição de uma educação que deixa de ser uma herança de classe para se tornar um direito de todos”, completou.

Leia também

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.