O Anel Rodoviário de Belo Horizonte passará por um período de interdição a partir das 23h desta segunda-feira (1), no trecho entre a BR-040 e o bairro Olhos D’Água, no sentido Vitória/Rio de Janeiro. O motivo da interrupção do fluxo de veículos é o transporte de uma carga especial. A operação tem previsão de 4h de duração, ou seja, deve ser encerrada às 3h desta terça (2).
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), será transportada uma carga superdimensionada. Trata-se de um transformador, com 6,9 m de largura, 99,7 m de comprimento, 5,6 metros de altura e 525 toneladas. Durante o deslocamento, as três faixas de rolamento do Anel serão interditadas para a passagem do conjunto.
Pelo tamanho da carga, o transporte será feito em baixa velocidade. Agentes da BHTrans acompanharão o trajeto visando garantir a segurança viária. Equipes da EPR Via Mineira e da PRF também estarão presentes.
O destino da carga é a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. O deslocamento foi planejado em etapas, com horários específicos para reduzir os impactos no tráfego e preservar a segurança dos usuários das estradas utilizadas.
A PBH orienta os motoristas a evitarem transitar pelo Novo Anel no período da operação e optarem por rotas alternativas em vias de maior capacidade, como a BR-040, Via Expressa, Avenida Tereza Cristina, Avenida Amazonas e Via do Minério. Durante o transporte da carga, os motoristas poderão utilizar as saídas convencionais do Anel.
Programação prevista
- Segunda-feira (1ª) – 23h às 4h: km 543,8 (Olhos D’água) ao km 554,4 (PRF Nova Lima)
- Terça-feira (2) – 20h às 4h: km 554,4 (PRF Nova Lima) ao km 606,8 (PRF Congonhas)
- Quarta-feira (3) – 20h às 4h: km 606,8 (PRF Congonhas) ao km 639,8 (Posto Trevão, Lafaiete)
- A partir de quinta-feira (4) – 8h às 16h: km 639,8 (Posto Trevão, Lafaiete) ao km 773 (Juiz de Fora)
A concessionária EPR Via Mineira, que gere a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, informou, ainda, que entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, a movimentação ocorrerá prioritariamente no período noturno.
A partir de Lafaiete, o percurso seguirá em horários diurnos, pois o trecho dispõe de condições que permitem paradas programadas para ultrapassagem, garantindo fluidez e segurança ao tráfego.
Justiça mantém justa causa de técnica de enfermagem que parou ambulância em bar Síndica do Edifício JK pode ser afastada após 40 anos; entenda os próximos passos Vídeo: bode sobe em telhado de casa em MG, é resgatado, mas volta no mesmo dia Biscoito mineiro recolhido no ES: advogado aponta direitos do consumidor no caso Veganitos