A partir desta terça-feira (6), os bilhetes unitários do metrô de Belo Horizonte
As novas máquinas, semelhantes a caixas automáticos de bancos, permitem a aquisição de até quatro passagens individuais por transação. Os usuários poderão efetuar o pagamento com dinheiro em espécie, cartões de débito e crédito, além da opção de PIX.
Frank Coelho, gerente de operações da Metrô BH, destaca as vantagens da mudança: ''Essa inovação vem na linha das melhorias que implementamos ao longo desses dois anos de concessão.
Opções de pagamento e recarga
Coelho ressalta que os terminais de autoatendimento realizarão as mesmas funções das antigas bilheterias, incluindo a possibilidade de alimentar o aplicativo do metrô. Ele lembra ainda que, desde setembro de 2023, é possível efetuar o pagamento por aproximação diretamente nas catracas, utilizando cartões de débito ou crédito.
Para os usuários dos cartões BH Bus e Ótimo, a recarga será temporariamente limitada a estações e horários específicos. ''Estamos em tratativas com essas empresas para migrar a integração para nossos terminais de autoatendimento. O processo está em andamento, mas ainda sem data definida’’, explica o gerente.
Estações com bilheterias abertas
Durante o período de transição, sete estações manterão bilheterias abertas: Eldorado, Gameleira, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Minas Shopping. Estas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 5h15 às 23h. As demais 12 estações terão suas bilheterias fechadas.
Coelho também menciona que os terminais de integração nas estações Vilarinho e São Gabriel continuarão oferecendo serviços para os cartões Ótimo e BH Bus, garantindo opções adicionais aos usuários do transporte público integrado.