Ouvindo...

Metrô BH completa dois anos com 10 estações modernizadas

Após 20 anos de espera, o transporte metroviário da RMBH está avançando. Estações modernizadas, antecipação de novos trens e o início das obras da tão sonhada Linha 2, até o Barreiro, são alguns dos destaques dos dois anos de gestão.

Estação Carlos Prates revitalizada

Em março de 2025, o Metrô BH finaliza dez estações modernizadas. Quem passa pelo Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho já visualiza as melhorias implementadas pela Empresa. As revitalizações contemplaram itens de acessibilidade, como placas em braile nos corrimãos, banheiros acessíveis e gratuitos para os clientes, totens com mapas das estações em braile e revitalização de piso tátil. As obras também abordaram a implantação de novos sistemas hidráulicos, de drenagem, de iluminação, novos telhados, pinturas e pisos, dentre outros itens.

Um novo conceito de ambientação e orientação também está sendo implantado nas estações, após a modernização. Nas estações do Carlos Prates e Eldorado, por exemplo, os clientes se deparam com frases de acolhimento em acessos, placas de boas-vindas e pictogramas que enriquecem o local, traduzindo uma nova experiência de transporte. “Além de conectar pessoas aos seus destinos, vamos além. O Metrô BH acolhe os clientes em suas estações e trens, que são parte fundamental da experiência de mobilidade urbana da RMBH”, explica o Presidente do Metrô BH, Cláudio Andrade.

A empresa já iniciou a reforma das outras nove estações da Linha 1, assim como a construção da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha 1 (Laranja). Estas entregas estão previstas para o próximo aniversário de concessão, em março de 2026.

Novos Trens e a tão sonhada Linha 2

O Metrô BH, com o apoio do Governo de Minas, já comprou 24 novos trens e os veículos chegarão em Belo Horizonte no ano que vem, antecipando em dois anos esta benfeitoria aos usuários. As composições estão na linha de fabricação da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, a maior fabricante de trens do mundo. Cada um dos 24 trens terá quatro carros e será equipado com o sistema de Operação Automática do Trem (ATO, na sigla em inglês), que garante maior regularidade, conforto, suavidade nas viagens e economia de energia.

O Metrô BH, com o apoio do Governo de Minas, já comprou 24 novos trens e os veículos chegarão em Belo Horizonte no ano que vem.

As obras da Linha 2 já começaram e até 2028 o metrô chegará ao Barreiro. Com 10,5 km de extensão e sete novas estações. A Linha 2 iniciará na Estação Nova Suíça, passando por locais estratégicos como os bairros Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Quando pronta, a Linha 2 vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros por dia.

Saiba mais, clicando aqui.

As obras da Linha 2 já começaram e até 2028 o metrô chegará ao Barreiro.