Frango caipira, com quiabo grelhado, molho de jabuticaba defumado e polenta de milho branco com queijo canastra. A receita criada pela chef mineira Valdelícia foi preparada e degustada n estante Minas na World Travel Market (WTM) Latin America, maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo de segunda (14) a quarta-feira (16). A combinação conquistou diferentes paladares e, ao final da apresentação, a chef mineira foi aplaudida.
"É algo diferente na culinária e na gastronomia brasileira, principalmente para nós paulistas. Acabei me surpreendendo com o sabor. O que mais chamou minha atenção é a textura e suavidade quando sente o sabor do queijo”, comentou o turismólogo Jaílson da Conceição Silva, 28 anos.
A chef mineira explicou que gosta de fazer releituras diferentes, “mas nos pratos simples e básicos, que são os que o povo mais gosta”. Ela explicou como cria as receitas:
“Na cozinha, vou juntando uma coisa e outra. Gosto muito de trabalhar com os ingredientes principais da cozinha afro, como milho, banana, quiabo e manga. E assim vou tendo as ideias. Algumas pessoas acham loucura eu misturar doce com salgado, mas guardam experimentam percebem que o doce apenas complementa”, disse.
‘Carro chefe’
O secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, que acompanhou a preparação de várias receitas, destacou que a gastronomia mineira é o carro chefe do turismo em Minas. "É reconhecida em todas as pesquisas que são feitas no Brasil. Fora do país, a gastronomia mineira é mais reconhecida pelos sabores e variedades dos pratos. É um grande atrativo”, destacou.
Minas na WTM
Minas Gerais está com um estande completo na WTM, que termina nesta quarta-feira (16). Além de informações e novidades sobre o turismo no estado, o visitante acompanha a preparação das receitas e, é claro, prova as delícias.
Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.
Leia também:
São Thomé das Letras investe na mística da cidade para atrair mais turistas Unesco pode confirmar Cavernas do Peruaçu, no Norte de MG, Patrimônio Mundial neste ano Porco sem mágoas: participantes formam fila para degustar receita mineira na WTM, em SP Vídeo: estrangeiros tomam cachaça pela primeira vez; veja reação Semana Santa: turismo da fé movimenta R$ 5,5 bilhões em Minas
*O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado de Cultura de MG