Ouvindo...

Semana Santa: turismo da fé movimenta R$ 5,5 bilhões em Minas

Turismo religioso de Minas é ressaltado na maior feira de turismo da América Latina

Minas é um dos principais destino religioso do Brasil

A fé e a espiritualidade atraem cada vez mais turistas para Minas Gerais e injetam bilhões na economia do estado. A importância do chamado turismo da fé é destacada na World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que é realizada em São Paulo até quarta-feira (16), quando católicos celebram a Semana Santa.

“Em Minas Gerais, cerca de R$ 5,5 bilhões são injetados na economia a partir do turismo da fé. Isso porque a fé é mais ampla do que a religião. Nós temos desde o afro-turismo da afromineridade; nós temos o caso de São Tomé das Letras, que é um exoterismo totalmente diverso e diferente; e nós temos as nossas igrejas católicas que são monumentos reconhecidos no Brasil ou pela UNESCO” disse o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.

O secretário destaca que a ‘multiplicidade religiosa ou da fé' torna Minas pujante no turismo religioso. “Não somente nos espaços, mas também nas celebrações. Nós estamos agora na Segunda-feira Santa e temos o programa Mina Santa , que é justamente atrair turistas para conhecer Minas Gerais um povo estritamente vinculado à fé e à religião”, destacou.

Dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) apontam que mais 35% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos.

A Secult promove programação diversa no estande Minas, como preparação de receitas de comida mineira, degustação de queijos, pratos típicos e de cachaça, além de informações e novidades sobre o turismo e a cultura no estado. Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros. A Itatiaia acompanha a feira a convite da Secult.

Leia também mais sobre a WTM:

Porco sem mágoas: participantes formam fila para degustar receita mineira na WTM, em SP

São Thomé das Letras investe na mística da cidade para atrair mais turistas

Unesco pode confirmar Cavernas do Peruaçu, no Norte de MG, Patrimônio Mundial neste ano

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.