A fé e a espiritualidade atraem cada vez mais turistas para Minas Gerais e injetam bilhões na economia do estado. A importância do chamado turismo da fé é destacada na World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que é realizada em São Paulo até quarta-feira (16), quando católicos celebram a Semana Santa.
“Em Minas Gerais, cerca de R$ 5,5 bilhões são injetados na economia a partir do turismo da fé. Isso porque a fé é mais ampla do que a religião. Nós temos desde o afro-turismo da afromineridade; nós temos o caso de São Tomé das Letras, que é um exoterismo totalmente diverso e diferente; e nós temos as nossas igrejas católicas que são monumentos reconhecidos no Brasil ou pela UNESCO” disse o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.
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O secretário destaca que a ‘multiplicidade religiosa ou da fé' torna Minas pujante no turismo religioso. “Não somente nos espaços, mas também nas celebrações. Nós estamos agora na Segunda-feira Santa e temos o programa Mina Santa , que é justamente atrair turistas para conhecer Minas Gerais um povo estritamente vinculado à fé e à religião”, destacou.
Dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) apontam que mais 35% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos.
A Secult promove programação diversa no estande Minas, como preparação de receitas de comida mineira, degustação de queijos, pratos típicos e de cachaça, além de informações e novidades sobre o turismo e a cultura no estado. Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros. A Itatiaia acompanha a feira a convite da Secult.
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