Janeiro é mês de aniversário do Zoológico de Belo Horizonte, que completa 67 anos no dia 25, e, para marcar a data e aproveitar as férias escolares, o espaço preparou uma programação especial entre os dias 20 e 31 de janeiro. As atividades são voltadas para toda a família e incluem ações educativas sobre os animais, os bastidores dos cuidados e a história do parque.
Ao longo de todo o mês, o público já pode participar de atrações fixas, como o borboletário, que funciona às terças, quintas, sábados e domingos, e o recinto de imersão de aves, aberto todas as quartas-feiras, pela manhã e à tarde. A visitação nesses espaços é acompanhada por educadores, já que os visitantes ficam bem próximos dos animais.
Segundo a bióloga educadora da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gislaine Xavier, a programação fica ainda mais intensa na segunda quinzena do mês.
“A partir do dia 20 até o dia 31, a gente tem uma programação mais rica, com diversas atividades. A gente divide as atividades em bate-papos sobre várias espécies de animais e mostras de materiais biológicos, que funcionam como pequenas exposições para enriquecer esses encontros.”
Leia também:
Um dos destaques acontece no dia 23 de janeiro, quando o público poderá conhecer mais sobre a trajetória do parque.
“É um bate-papo sobre a história do zoológico, o zoológico antigo e o zoológico atual. O zoológico vai completar 67 anos, então tem uma longa história para contar”, explica a bióloga.
Durante as atividades, os visitantes também poderão conferir exposições interativas de materiais biológicos, com explicações sobre a origem e a história de animais que já viveram ou ainda vivem no local.
“A gente explica a história de cada material, como esse animal chegou aqui e quanto tempo viveu no zoológico. Em muitos casos, os visitantes podem tocar nesses objetos”, destaca Gisl.
Outra dica para quem visita o espaço neste período chuvoso é o aquário, que abriga espécies do Rio São Francisco.
“Caso comece a chover, indicamos a visita ao aquário, que é um espaço fechado e muito rico, onde a gente fala das espécies do rio São Francisco.”
As atividades acontecem pela manhã e à tarde e se repetem ao longo das duas semanas, apenas com alteração de dias e horários, para garantir que todos os visitantes consigam participar.
No dia 25 de janeiro, data oficial do aniversário do zoo, a programação inclui uma ação especial com os animais.
“Alguns animais vão receber presentes especiais, que a gente chama de enriquecimento alimentar. O presente é surpresa, e o visitante vai poder ver o animal se alimentando na hora”, conta a bióloga.
A programação completa pode ser conferida no site e nas redes sociais do Zoológico de Belo Horizonte.