Ouvindo...

Prefeito de Nova Lima detalha avanços para obra em viaduto da BR-356, no trevo do Belvedere

Projeto readaptado já recebeu aprovação dos órgãos de fiscalização e a próxima etapa será assinatura de um termo de compromisso para contrapartida urbanística para Nova Lima

Em entrevista à Itatiaia nesta terça-feira (15) o prefeito de Nova Lima, na Grande BH, João Marcelo (Cidadania), falou sobre o progresso das obras e a retomada do projeto de alargamento da ponte sobre a BR-356, no trevo do BH Shopping.

O prefeito expressou grande satisfação com o andamento do projeto e citou a decisão do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), por retomar a iniciativa em sua concepção original.

“A obra anima Nova Lima, a gente fica muito feliz e aproveito para fazer o reconhecimento ao prefeito Álvaro Damião por retomar este projeto da maneira como foi concebido, entendo que sendo uma obra de BH, essa discussão cabe ao município daqui”, diz.

Vale destacar, que as obras de melhorias no viaduto sobre a BR-356, não serão paralisadas. A garantia foi dada pelo prefeito de BH. Em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (04), o chefe do Executivo municipal disse que entrou em um acordo com os moradores da região para evitar o corte de 200 árvores, mas garantiu que as intervenções, que buscam melhorias na fluidez do trânsito, serão mantidas em um novo desenho.

João Marcelo também mencionou que a obra é fruto de uma parceria firmada anteriormente entre as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, na gestão do ex-prefeito Fuad Noman. Ele também agradeceu aos vereadores de ambas as cidades e de outros municípios que se mobilizaram pelo projeto.

“Eu fico muito feliz e quero fazer esse reconhecimento também aos vereadores de Nova Lima e Belo Horizonte que se mobilizaram”, acrescentou.

Questionado sobre a contrapartida de Nova Lima, o prefeito informou que as obras estão bem encaminhadas e com expectativa de início muito em breve.

“A gente está com a expectativa de iniciar com elas muito em breve. A primeira intervenção será a construção do viaduto Ferradura, um projeto de contrapartida de um empreendimento que identificou uma pendência na estação de Cercadim durante o licenciamento”, completou.

O prefeito de Nova Lima detalhou que o projeto foi adaptado e já recebeu aprovações do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A próxima etapa será a assinatura de um termo de compromisso no Ministério Público de Minas Gerais entre a prefeitura e a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra, que serão os responsáveis pela execução da obra como contrapartida urbanística para Nova Lima.

O prefeito enfatizou que as obras em Nova Lima serão financiadas com a contrapartida dos empreendimentos da cidade. “Com todas as licenças em mãos, a prefeitura aguarda a assinatura no Ministério Público para dar início às obras, que devem ocorrer em conjunto com a intervenção em Belo Horizonte”, finalizou.

Ao todo, serão realizadas quatro obras para melhorar o trânsito entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana da capital. A obra citada por Damião que passou por modificações é o viaduto sobre a BR-356, no trevo do BH Shopping. No formato antigo, a obra previa o alargamento também da via que fica ao lado do BH Shopping, e que dá acesso do Belvedere às avenidas Nossa Senhora do Carmo e Raja Gabaglia, o que provocaria o corte de cerca de 200 árvores.

Após ouvir sugestões de moradores da região do Belvedere, a prefeitura fez uma reavaliação do projeto e decidiu executar apenas a obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, no trevo do BH Shopping. Caso a empresa vencedora da licitação não tenha interesse na realização apenas desta obra, uma nova licitação será realizada.

Posicionamento da associação dos moradores

À Itatiaia, a Associação dos Moradores do Belvedere disse que, além do corte das árvores, o alargamento da via não seria suficiente para desafogar o trânsito na região.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais