Ouvindo...

Laudo aponta perfuração no pulmão de bebê que morreu em hospital de BH

O caso aconteceu em janeiro deste ano no Hospital Belo Horizonte, na regional Nordeste

Laudo aponta perfuração no pulmão de recém-nascido que morreu em hospital de BH

Um laudo do IML (Instituto Médico Legal), obtido pela Itatiaia nesta quinta-feira (6), aponta que um recém-nascido morreu após ter o pulmão perfurado em um hospital particular de Belo Horizonte.

O caso aconteceu no Hospital Belo Horizonte, localizado na regional Nordeste. O bebê, de menos de dois meses, deu entrada no hospital em 17 de janeiro deste ano e faleceu 24 horas depois.

A causa da morte foi registrada como “pneumotórax hipertensivo em decorrência de ruptura de bolhas subpleurais”, que é o acúmulo de ar na cavidade pleural — espaço entre o pulmão e a parede torácica.

A mãe da vítima denuncia falta de preparo da equipe médica e afirma que o filho saudável morreu após uma tentativa de punção na região da coluna para a retirada de licor para confirmar ou descartar meningite.

O bebê chegou a ser levado para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) após ter uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e faleceu.

“Meu filho era saudável, tem tudo nos resultados dos exames, tem na caderneta das vacinas dele, tem as passagens que a pediatra dele tem, que é a evolução dele. Era saudável, não tinha nenhuma comorbidade. Durante a gravidez também não tive intercorrência de nada”, desabafa a mãe.

Leia também

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que “o inquérito segue em andamento a cargo da 1⁠ª Delegacia de Polícia Civil/Leste”.

Posicionamento do Hospital Belo Horizonte

Procurado pela Itatiaia, o Hospital Belo Horizonte se posicionou sobre o episódio. Confira a nota na íntegra:

Considerando que o Hospital Belo Horizonte não teve acesso ao laudo do IML;

Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD bem como, o Código de Ética Médica;

O Hospital Belo Horizonte está restrito a fornecer informações apenas aos representantes legais, autoridades policias e judiciais, quando requeridas.

Diretoria do Hospital Belo Horizonte”.

Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.