Ouvindo...

Oscar 2025: veja o momento do anúncio da vitória de ‘Ainda estou aqui’ na Itatiaia

Dirigido por Walter Salles, longa-metragem brasileiro conquista primeira estatueta do Oscar para o país na categoria de Melhor Filme Internacional

Em uma noite histórica para o cinema brasileiro, o filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional na 96ª edição da premiação da Academia. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma estatueta nesta prestigiada categoria, marcando um momento emblemático para a indústria cinematográfica nacional.

O anúncio da vitória foi recebido com grande emoção e celebração, tanto nos Estados Unidos, onde ocorreu a cerimônia, quanto no Brasil, onde muitos interromperam as festividades de Carnaval para acompanhar o evento. Walter Salles subiu ao palco em Los Angeles para receber o prêmio, aproveitando o momento para agradecer às mulheres que inspiraram e participaram do projeto.

Homenagem às mulheres e à história brasileira

Em seu discurso de agradecimento, Salles destacou a importância de Eunice Paiva, cuja história inspirou o filme, e prestou homenagem às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, figuras icônicas do cinema brasileiro. O filme, que aborda o período da ditadura militar no Brasil, já está sendo exibido em 17 países, levando um importante capítulo da história brasileira para audiências internacionais.

Gilmar Pereira, comentarista cultural, ressaltou a significância desta conquista para o cinema nacional: ‘Isso é muito importante para o cinema brasileiro. É uma chance para que o brasileiro olhe também para seu próprio cinema, para sua história, e perceba que somos capazes de contar histórias de qualidade internacional’.

A vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ não apenas traz reconhecimento internacional para o cinema brasileiro, mas também abre portas para uma maior apreciação e investimento na produção cinematográfica nacional. Este Oscar representa um marco na história cultural do Brasil e promete inspirar uma nova geração de cineastas e artistas a contar histórias brasileiras para o mundo.

Leia também

Foliões vibram com vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025

Centro de Belo Horizonte vai à loucura com vitória do Brasil no Oscar

Fernanda Torres perde Oscar de ‘Melhor Atriz’ para Mikey Madison, de ‘Anora’

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.