Ouvindo...

PM de Minas começa a mudar cores de viaturas, que passam a ter luz azul; veja como ficou

Mudança será gradativa e, segundo Zema, não terá custos adicionais

Viaturas antigas vão sair de circulação de maneira gradual

As viaturas da Polícia de Minas Gerais vão mudar de cor: os veículos brancos com plotagem nas cores azul, amarela e vermelha serão substituídos por viaturas pretas com adesivo dourado, caqui e cinza, tons semelhantes aos das fardas utilizadas por policiais militares. Os primeiros 123 veículos com a nova identidade visual foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (13), em cerimônia com a presença do governador Romeu Zema (Novo) na Praça Afonso Arinos, Centro de Belo Horizonte. A mudança será gradativa e, segundo Zema, não terá custos adicionais. Minas tem mais de nove mil viaturas em operação.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a mudança é baseada em um estudo e busca, entre outros pontos, garantir mais segurança aos militares. Além das cores, as viaturas passar a ter um giroflex na cor azul.

“Chegamos a conclusão que essas cores, a utilização dessa nova identidade visual, trará maior ostensividade nas operações de presença policial. Destacamos também a diferenciação do uso do giroflex. Agora nós temos dois sinais luminosos: o azul, que vai ser utilizado quando a viatura estiver em ações preventivas de patrulhamento, e a cor vermelha, a ser usada quando a viatura estiver na ação de emergência”, explicou o comandante.

Novas viaturas da PM serão usadas neste Carnaval

“Isso vai facilitar também a comunicação visual com a sociedade, que vai poder identificar, através do sinal luminoso, em que situação a viatura se encontra naquele momento”, completou o coronel, destacando que a população participou da escolha.

As 123 viaturas entregues hoje já atuam no patrulhamento do pré-carnaval e também estarão nas ruas no período oficial da folia.

Leia também

Zema afirmou que as viaturas estão mais seguras e modernas, além de ressaltar que a mudança não tem nenhum custo adicional.

“A substituição será feita ao longo dos próximos anos. Queremos com isso que nossa polícia seja melhor identificada e é um marco na comemoração dos 250 anos, que será dentro de poucos meses”, disse Zema.

Motocicletas também vão ter nova identidade visual

A frota atual da polícia é composta por aproximadamente 9,7 mil veículos. E a ação faz parte das comemorações pelos 250 anos de serviços prestados pela PMMG.

Zema e o coronel Frederico fizeram pronunciamento, e não responderam perguntas da imprensa.

Mudança será feita de forma gradual


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.