Ouvindo...

Prefeitura alerta: cobertura contra febre amarela em BH está abaixo do recomendado

Autoridades reforçam importância da vacina, disponível em 153 centros de saúde; últimos casos em humanos na capital foram registrados em 2018

Extrema está reforçando a imunização.

A cobertura vacinal contra a febre amarela em Belo Horizonte está em 80,7%, abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. O índice acendeu o alerta da prefeitura, já que o vírus voltou a circular em outras regiões do país.

Na rede municipal, a vacina está disponível dentro da Campanha de Multivacinação. O esquema prevê duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos de idade. A partir dos 5 anos, é necessária apenas uma aplicação.

Na capital mineira, os últimos registros da doença em humanos ocorreram em 2018, quando foram confirmados 15 casos importados — contraídos fora de BH.

O diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Roberto Corrêa, reforça que o público-alvo vai além das crianças:

Leia também: Minas Gerais anuncia mais de R$ 200 mi no combate à dengue, zika e chikungunya

“Minas Gerais é considerada área de recomendação da vacina contra a febre amarela. Todas as pessoas de 5 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose registrada. Já pessoas acima de 60 anos que vão se deslocar para regiões de risco ou desejam se vacinar devem passar por avaliação da equipe de saúde, e a aplicação será feita conforme indicação.”

Mais imunizantes

Além da vacina contra febre amarela, a campanha oferece outros imunizantes do calendário do SUS, como contra rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, pentavalente, dengue, tríplice viral e gripe.

Leia também

As doses estão disponíveis em todas as regionais da cidade, nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários podem ser consultados no Portal da PBH. Já os imunizantes contra a covid-19 e a BCG seguem sendo aplicados apenas em locais de referência.

A conferência da caderneta de vacinação é feita pelos profissionais do SUS-BH, que também estão preparados para esclarecer dúvidas sobre a aplicação das doses.