Ouvindo...

Metrô BH: governo rejeita linha singela e confirma projeto de via dupla

Extensão da Linha 2, entre Barreiro e Ferrugem, será construída com dois trilhos

Metrô de BH funcionará em horário diferente

O Governo de Minas confirmou, nesta quinta-feira (9), que a nova Linha 2 do metrô de Belo Horizonte será construída com via dupla, entre as estações Barreiro e Ferrugem. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) rejeitou a proposta de implantação de uma linha singela, que teria apenas um trilho.

De acordo com o secretário da Seinfra, Pedro Bruno Barros de Souza, o projeto executivo da via dupla já foi autorizado. Em entrevista ao Bom Dia Minas, da TV Globo, ele explicou que um estudo apresentado em 2024 apontava inviabilidade técnica para dois trilhos, mas uma nova análise confirmou a possibilidade.

O dilema em torno do projeto de linha singela no Barreiro é que, se fosse implantada uma via simples, os intervalos entre as viagens seriam maiores e o sistema não atenderia bem à população. Com dois trilhos, será possível oferecer um serviço de melhor qualidade, afirmou o secretário.

Linha singela

Na proposta inicial da linha singela, o mesmo trem faria os dois sentidos, chegando ao terminal, desembarcando os passageiros e voltando a circular. Nesse modelo, os intervalos entre as viagens poderiam chegar a sete minutos.

O secrtário da Seinfra informou que o projeto executivo ainda vai detalhar a proposta e que a conclusão definitiva deve ser apresentada em breve. As obras da Linha 2 estão previstas para serem concluídas em 2028.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.