Ouvindo...

Intoxicação alimentar em escola: aulas são retomadas nesta quinta (9) em Ibirité

Mais de 60 pessoas foram atendidas nesta terça (7) após passarem mal ao consumir um salpicão supostamente estragado; todos receberam alta, e a Funed analisa amostras do alimento

Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité

As aulas na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo serão retomadas normalmente nesta quinta-feira (9), após higienização realizada durante o dia. Na quarta (8), as atividades foram suspensas depois que dezenas de alunos passaram mal ao consumir um salpicão supostamente estragado na terça (7).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), as aulas perdidas serão repostas.

Na tarde de ontem, a Prefeitura informou que todos os 63 pacientes atendidos receberam alta ainda no mesmo dia. Nenhum deles apresentou sintomas graves.

Segundo funcionários da escola, as turmas do ensino fundamental — que vão do 1º ao 9º ano — não foram afetadas, já que os casos de mal-estar atingiram estudantes do curso técnico, que funciona em outro espaço dentro do mesmo complexo educacional.

“Foi um caos”

“Foi um caos, né? Minha turma estava em outro prédio, no laboratório de informática. E quando a gente chegou para poder tomar café, estava aquele caos todo na escola. Gente vomitando, passando mal, os alunos que estavam bem abanando uns aos outros, né? Foi um momento de muita união, mas de muito desespero e caos”, relatou um estudante de 17 anos, à Itatiaia, nessa terça (7).

Leia também

O município disse que comunicou que a Vigilância Sanitária encaminhou amostras dos alimentos à Fundação Ezequiel Dias (Funed), onde serão analisadas como parte da investigação do ocorrido.

A SEE/MG informou que segue acompanhando os desdobramentos do caso, aguardando o resultado dos exames laboratoriais que indicarão as causas da intoxicação.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.