Ouvindo...

Intoxicação alimentar em escola: alunos ganham alta, e Funed analisa amostras de comida

Aulas foram suspensas na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo nesta quarta (8) e retornam na quinta (9)

Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité

A Prefeitura Municipal de Ibirité informou, na tarde desta quarta-feira (8), que todos os 63 pacientes atendidos nessa terça (7), ao passarem mal após consumir um salpicão supostamente estragado servido na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, receberam alta ainda ontem. Nenhum dos pacientes apresentou sintomas graves.

Em nota enviada à Itatiaia, a prefeitura comunicou que a Vigilância Sanitária encaminhou amostras dos alimentos à Fundação Ezequiel Dias (Funed), onde serão analisadas como parte da investigação sobre o ocorrido.

Veja o comunicado na íntegra:

“Felizmente, Todos os 63 pacientes atendidos ontem, receberam alta ontem mesmo. Sobre as causas, informamos que a Vigilância Sanitária encaminhou à Fundação Ezequiel Dias amostras dos alimentos para que sejam analisadas e possam ajudar a esclarecer o ocorrido.”

Leia também

Secretaria de Saúde de Minas Gerais aguarda resultados laboratoriais

A Itatiaia também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o órgão informou que segue acompanhando os desdobramentos do caso, aguardando o resultado dos exames laboratoriais que indicarão as causas da intoxicação.

A SEE/MG comunicou, também, que as aulas foram suspensas nesta quarta (8), porém serão repostas posteriormente. A escola passou por higienização durante o dia e as aulas retornam normalmente nesta quinta (9).

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que as aulas na Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, serão retomadas nesta quinta-feira (09/10), após suspensão das atividades nesta quarta-feira (08/10) de forma preventiva.

Reiteramos que todo o espaço escolar passou por um processo completo de higienização, reforçando o compromisso da SEE/MG e da Fundação Helena Antipoff, responsável pela coordenação da instituição de ensino, com a segurança, a saúde e o bem-estar de alunos, servidores e comunidade escolar. As aulas suspensas serão repostas, posteriormente, conforme orienta o Calendário Escolar 2025, cumprindo os 200 dias letivos previstos na legislação.

Ressaltamos ainda que os alunos e servidores envolvidos não apresentaram sintomas graves e foram liberados do hospital. A SEE/MG e a Fundação Helena Antipoff seguirão acompanhando o caso e adotando todas as providências necessárias para garantir um ambiente saudável e seguro para estudantes e profissionais da Educação.

O caso também está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que aguarda os resultados laboratoriais, em conjunto com a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirité.”

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.