Ouvindo...

‘Foi um caos’, dizem alunos da Grande BH após intoxicação alimentar generalizada

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apura o caso. Estudantes passaram mal após a segunda remessa de salpicão

Estudantes que se sentiram mal foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Polícia Militar (PM)

Alunos da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, localizada em Ibirité, na Grande BH, viveram um pesadelo na tarde desta terça-feira (7). Isso porque dezenas de pessoas passaram mal após comerem o salpicão servido no local, provocando um caos generalizado. A reportagem da Itatiaia ouviu alguns estudantes que presenciaram o ocorrido.

“De fato foi um caos, né? Minha turma estava em outro prédio, no laboratório de informática. E quando a gente chegou para poder tomar café, estava aquele caos todo na escola. Gente vomitando, passando mal, os alunos que estavam bem abanando uns aos outros, né? É, foi foi um momento de muita união, mas de muito desespero e caos”, disse, à reportagem, um estudante de 17 anos.

Ainda de acordo com ele, os alunos passaram mal após a segunda remessa do salpicão ser servida. Conforme Isabela Rodrigues Ferreira, de 15 anos, a escola virou um “cenário de guerra”. “Todos começaram a vomitar juntos pela escola, já que nos banheiros não havia lugar suficiente. Então a escola realmente ficou muito suja, toda suja. Um pesadelo mesmo”, relembra.

Leia também

Os estudantes que se sentiram mal foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Polícia Militar (PM) e levados, em grande parte, para a UPA de Ibirité. Porém, há relatos de estudantes em outras unidades de saúde, como a UPA do Barreiro, em BH.

Conforme a Itatiaia informou anteriormente, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apura uma suspeita de intoxicação alimentar que atingiu dezenas de alunos da escola técnica.

Alunos não apresentaram sintomas graves

Em nota enviada à Itatiaia, a SEE/MG afirmou que investiga o caso junto à vigilância sanitária e demais órgãos competentes.

A secretaria apontou, também, que os alunos foram encaminhados ao atendimento e que nenhum deles apresentou sintomas graves.

Leia a nota na íntegra

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que adotou os procedimentos necessários para averiguar o ocorrido na Escola Sandoval Soares Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, nesta terça-feira (07/10), junto à Vigilância Sanitária e as autoridades competentes, assim que tomou conhecimento sobre o mal-estar apresentado por alguns alunos e servidores.

A Fundação Helena Antipoff, responsável pela coordenação da escola, encaminhou, imediatamente, os envolvidos à unidade hospitalar. Todos receberam atendimento médico e não apresentam sintomas graves.

A direção da unidade também acionou, prontamente, a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Civil de Minas Gerais, que estiveram no local.

A SEE/MG segue acompanhando e apoiando a Fundação Helena Antipoff para garantir a devida assistência aos alunos e servidores.”

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Una. Passagens por assessoria política, assessoria de imprensa e TV Alterosa, onde atuou como repórter, produtor e editor do Jornal da Alterosa. Atualmente, produtor do Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia.
Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), é editor-multimídia na Itatiaia. Trabalhou durante 10 anos no jornal Estado de Minas, onde foi estagiário, repórter, capista, subeditor e editor-assistente do em.com.br e do portal UAI. Também colaborou com matérias para o portal UOL e foi assessor de imprensa no Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).