Os representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram nesta sexta-feira (7) uma visita técnica nas obras para a construção da linha 2 do Metrô de Belo Horizonte.
O objetivo é assegurar o andamento da obra sem atrapalhar a operação da linha de trem de carga usada atualmente pelas empresas de logística VLI e MRS.
Em visita ao canteiro de obras da futura estação Amazonas, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitali, afirmou que a linha em operação não será afetada.
‘Serão consolidados aqui os entendimentos tanto do metrô de BH como a VLI, para que as obras possam acontecer no menor tempo possível e as operações da ferrovia também possam acontecer da maneira mais segura possível, com atendimento dos prazos que é também colocada para essa operação’, disse Vitali à Itatiaia.
O secretário de infraestrutura de Minas, Pedro Bruno, explicou em que pé estão as obras para erguer a estação Amazonas.
‘Terminamos a parte de terraplenagem, estamos aqui na parte de fundação que vai ser finalizado em breve. Dentro da semana que vem a gente já começa entrar com os pré-moldados’, afirma o secretário.
O presidente do Metrô BH, Cláudio Andrade atualizou o cronograma de obras da linha dois, com previsão de entrega das primeiras estações no ano que vem.
‘Toda a linha 1 já está sendo modernizada em termos não só de reforma das estações, a gente entrega 10 estações agora reformadas em março e as outras 9 até março do ano que vem. Mas todos os sistemas também estão sendo reformados’, afirmou o presidente sobre a linha 1.
Já a linha 2, Andrade afirmou que vai seguir o mesmo ritmo. ‘Ponto importante é que a gente está antecipando pouco menos de 2 anos, a entrega dos novos trens. Então são 24 composições que estão vindo, já estão em fabricação. A primeira deve chegar já em 2026 e depois até 2027', pontuou.
Linha 2 vai ligar linha 1 até o Barreiro
Sonho antigo do morador de Belo horizonte, o projeto da linha 2 do metrô ficou parado por décadas, até a concessão à iniciativa privada.
A nova linha, com 10,5 quilômetros de extensão, vai ligar a atual linha 1 até o Barreiro, passando por sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
O projeto faz parte do contrato de concessão firmado entre o governo estadual e a concessionária Metrô BH, com investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões. As primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, devem ser entregues até 2026, enquanto a operação completa da linha 2 está prevista para 2028.