O grupo Ambev será o patrocinador oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2025. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quinta-feira (16). O investimento será de R$ 5,9 milhões, e a marca Brahma será destacada como patrocinadora oficial.
A folia da capital mineira ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 março 2025. A expectativa é que a festa atraia cerca de 6 milhões de visitantes e movimente cerca de R$ 1 bilhão na economia local.
Além da Brahma, conforme possibilidade indicada no Edital, a Ambev irá ativar outras três marcas durante as ações promocionais: Skol Beats, Zé Delivery e Guaraná Antártica.
“O retorno da iniciativa privada ao assinar a cota de patrocínio master do Carnaval de Belo Horizonte marca um movimento importante para esta gestão e para todo o ecossistema carnavalesco da cidade”, disse Bárbara Menucci, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), por meio de nota.
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A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) também irá apoiar financeiramente e destinará R$ 500 mil à festividade.
“A expectativa é de que [o número de patrocinadores] aumente. Isso porque, outras [marcas] que gostariam de participar e que não participaram ainda, vão ver esse investimento e pensar: ‘vou colocar minha marca no carnaval também’. A marca será vista pelas ruas de Belo Horizonte por mais de 6 milhões de pessoas”, disse Álvaro Damião, prefeito em exercício.
A administração municipal publicará um novo edital para captação de recursos financeiros, com a finalidade de preencher as cotas de patrocínio ainda disponíveis. Ainda não há data para isso acontecer.
Auxílio financeiro para blocos
Quinhentos e sessenta e oito blocos de rua se cadastraram para desfilar, com a previsão de 624 cortejos nas nove regionais. O investimento foi reajustado em, aproximadamente, 6% para 2025, totalizando R$ 1,762 milhão. O valor será distribuído em 3 categorias:
- Categoria A - R$ 22,8 mil (até 50 blocos contemplados);
- Categoria B - R$ 13,2 mil (até 35 blocos contemplados);
- Categoria C - R$8 mil (até 20 blocos contemplados).
Patrocínio dos anos anteriores
O valor do patrocínio de 2025 bateu o de 2024. Conforme a Belotur, no ano passado, o total foi de R$ 6 milhões. O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais; a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH); o Governo do Estado, por meio da Codemge, e a rede de supermercados Mart Minas investiram na festa.
Já em 2023, foram investidos R$ 1,2 milhão, sendo o Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e a Rede de Supermercados BH como investidores.
Recorde de foliões e turistas
O carnaval do ano passado contou com 5,5 milhões de foliões, entre eles 262 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$ 943 milhões. Um dos maiores jornais britânicos, a BBC colocou a capital como “a nova sensação” do carnaval do Brasil em 2024, rivalizando com Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.