Muitos turistas e até moradores que decidem escapar dos bloquinhos de rua no período do Carnaval decidem por praias em cidades um pouco menos procuradas. Mas, a opção também requer cuidado e atenção.
Durante o final de semana de Carnaval, o Corpo de Bombeiros resgatou ao menos 56 pessoas que estavam se afogando em praias do litoral norte de São Paulo. De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), no domingo (15) foram 34 resgates em diferentes pontos da cidade de São Sebastião. Houve ainda quatro salvamentos em Ilhabela e dois em Ubatuba. No dia anterior, sábado (14), os bombeiros salvaram cerca de 16 banhistas.
Nas redes sociais, o GBMar de São Paulo compartilhou imagens do salvamento de um homem na Praia da Enseada, em Guarujá. O homem teria sido arrastado por uma corrente de retorno e foi avistado com apoio de um helicóptero.
Confira o resgate:
Bombeiros resgatam mais de 50 pessoas no litoral norte de SP durante fim de semana de Carnaval
— Itatiaia (@itatiaia) February 16, 2026
👉Leia mais em: https://t.co/kHC2ydEfmg
🎥Reprodução | Redes Sociais GBMAR-SP pic.twitter.com/3c4upLFz7j
Bombeiros alertam para riscos
O GBMar alerta para as causas da maioria dos afogamentos.Segundo o órgão, a maioria das ocorrências está relacionada ao desrespeito à sinalização de perigo e à entrada em áreas de risco, principalmente em dias de grande movimentação nas praias.
A orientação é que banhistas respeitem as recomendações dos guarda-vidas. É importante que se evite locais não sinalizados e redobre a atenção às condições do mar.